Blog do Jorge Amorim

Conquista terá o 1º crematório do interior da Bahia

O Cemitério Parque da Cidade iniciou os trabalhos para implantação do 1º crematório da cidade de Vitória da Conquista. O pioneirismo da empresa permitirá a implantação de um crematório regional. Um crematório é um forno que reduz cadáveres a cinzas ao submetê-los a temperaturas altíssimas.

Na Pré-História corpos já eram cremados. Ela é aceita entre cristãos, budistas e espíritas. Para os judeus e os muçulmanos a prática não é aceita sendo proibida.

No Brasil apenas cerca de 5% dos cadáveres são cremados. Possivelmente o alto custo de uma cremação seja o principal impedimento para muitas famílias. A falta do equipamento em determinadas regiões representa outra dificuldade.

Como é o equipamento:

1. DUAS CÂMARAS
A câmara primária é o espaço reservado para o caixão; a secundária tem por função requeimar os gases provenientes da combustão. Ambos os recipientes são forrados por tijolos refratários (destaque).

2. ENTRA O CORPO
O caixão com o cadáver é colocado quando o forno ainda está frio. A câmara primária só é posta para funcionar quando a secundária atinge 500 0C.

3. FUMAÇA SEM CHEIRO
Os gases descem até a câmara secundária através de uma passagem que os força para baixo. Após a passagem pela câmara inferior, a fumaça sairá pela chaminé isenta de cor, cheiro e agentes poluentes.

4. NO FIM, SÓ CINZAS
As cinzas de um adulto pesam entre 1 quilo e 1 quilo e meio e são recolhidas por uma abertura no forno. Frias, elas passam por um ímã, que recolhe eventuais metais, e, por fim, são trituradas para que o tamanho dos grãos fique uniforme.

*Resenha Geral


Curta e Compartilhe.


Leia Também