Blog do Jorge Amorim

UESB participa de ação voltada para preservação do Rio Catolé em Barra do Choça

Levar informações para outros produtores, comprar mudas de árvores para distribuir e proteger uma nascente e uma mata fechada na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, situada na cidade de Barra do Choça. É assim que Valter de Souza, produtor rural da região, vem trabalhando para ajudar a proteger a bacia do Rio Catolé.

Nessa quarta, 24, Valter e outros produtores puderam ampliar seus conhecimentos sobre o assunto durante o encontro realizado na Câmara de Vereadores de Barra do Choça pelo projeto “Todas as Cores pelo Rio Catolé Grande”. Dentro da programação, foi realizado, por exemplo, a oficina “Técnicas de restauração de áreas degradadas”, ministrada pelos professores Dalton Longue e Alessandro de Paula, ambos da Uesb.

Professor Dalton Longue na oficina “Técnicas de restauração de áreas degradadas”

Segundo o professor do curso de Engenharia Florestal, Dalton Longue, essa preocupação deve ir além de questões culturais e históricas de degradação do meio ambiente, ela passa também pelas condições climáticas, ocupação desordenada e produção agrícola. “Na produção de alimentos, há uma demanda por água. Hoje, nós temos que pensar num consumo de água mais eficiente e não podemos penalizar apenas o produtor, pois ele tem nas mãos a capacidade de manter esses aquíferos mais abundantes. O que pretendemos fazer é um trabalho onde a parte da área rural vai estar pronta para a futura escassez de água”, defendeu o docente.

O evento é fruto de um universo de ações, organizadas pelo Ministério Público Estadual junto a outros parceiros, para promover a preservação das matas ciliares do Rio Catolé e, com isso, possibilitar que os recursos hídricos sejam resguardados em caso de escassez de água. A Uesb contribui com o suporte técnico aos produtores rurais, como é o caso de Valter: “o respaldo que a Uesb dá é 100% importante para a gente. Além disso, não adianta só ouvir o que nos é ensinado, é preciso por em prática”, comentou o produtor.

Uesb parceira – De acordo com a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, professora Gleide Pinheiro, a participação da Uesb no projeto é fundamentada na transferência de tecnologias. “É uma atividade de suma importância para a preservação da água. Sabemos que as barragens que abastecem a cidade de Vitória da Conquista estão aqui, em Barra do Choça. Por isso, vemos a necessidade da Uesb, enquanto uma Instituição produtora de conhecimento relacionada à pesquisa, ensino e extensão, estar junto com esses produtores enquanto parceira”, pontuou Pinheiro. ASCOM/UESB


Curta e Compartilhe.


Leia Também