Sessão especial em defesa do BNB proposta por Eduardo Salles acontece dia 29 na Assembleia Legislativa


Evitar a fusão entre o BNB (Banco do Nordeste do Brasil) e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) proposta pela equipe econômica do governo federal será a pauta principal da sessão especial proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles. O evento acontece dia 29 de abril, a partir das 9h, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia.

“A proposta de fusão é um equívoco porque as duas instituições têm funções diferentes e a junção vai, sem dúvida nenhuma, asfixiar a economia do Nordeste”, reclama Eduardo Salles.

“O BNB é o operador do FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) e tem como missão contribuir com a redução da desigualdade do Nordeste às outras regiões brasileiras. Participa ativamente do fomento à agropecuária, agricultura, microcrédito aos micro e pequenos empresários e investimento estratégico na infraestrutura. Já o BNDES não trabalha especificamente com o Nordeste e atua por setor de atividades”, explica o parlamentar.

Eduardo Salles lista que em 66 anos de vida o BNB jamais apresentou qualquer balanço negativo, mesmo com sua função social, é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina, opera o maior programa de microcrédito produtivo orientado da América do Sul e é responsável pela produção de pesquisas e estudos econômicos voltados à dinamização da economia regional.

Na Bahia, apenas em 2018, o BNB injetou R$ 8,1 bilhões, o que equivale a 20% de todo o orçamento anual do Estado.

“Some a estes números o maior patrimônio do BNB: seus funcionários. São 7.000 profissionais que atendem quatro milhões de clientes ativos em 1990 municípios, 1.262 na região semiárida, atendendo 26 milhões de habitantes, e conhecem como poucos a realidade nordestina. Apenas no ano passado foram quase cinco milhões de operações, movimentando R$ 43,5 bilhões na região”, diz o deputado. Ascom/Eduardo Salles

No início de abril, em Fortaleza, representando o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Nelson Leal, Eduardo Salles participou da implantação da Frente Parlamentar Nacional em Defesa do BNB.

“Como brasileiro, nordestino, baiano e represente do povo, estou junto na luta para que não se cometa este equívoco contra o BNB. Defendo ainda o fortalecimento da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra a Seca) e CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco), fundamentais para o desenvolvimento do Nordeste”, concluiu o parlamentar.