Blog do Jorge Amorim

Cresce a produção de cafés especiais em Barra do Choça

Joara Oliveira, presidente da COOPERBAC, comenta sobre a produção de café no município

Equipe responsável: Renam, Gabriel, Davi, David e Paloma – 3º A.

Matéria publicada originalmente no Jornal do Dária, edição de dezembro de 2018

A nossa equipe ficou responsável pela produção de uma matéria para o Jornal do Dária sobre cafés especiais em Barra do Choça. O café é uma bebida que não pode faltar na mesa do Brasileiro. A Bahia vem sendo destaque na produção de café, principalmente na agricultura familiar, inclusive aqui no município de Barra do Choça. Para falar sobre esse tema, entrevistamos Joara Oliveira, presidente da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça (COOPERBAC).

Jornal do Dária (JD) – O que seria considerado um café especial?

Joara Oliveira – O café especial que a gente chama de café gourmet é aquele café que é produzido, tratado, exatamente com essa finalidade. Desde o princípio, portanto, o produtor já pensa em fazer um café gourmet. Desde aspectos como a correta maturação do grão, até a nutrição do café. Para se ter uma ideia, o café gourmet só é produzido quando o café estiver maduro, ou vermelho mais intenso ou amarelo mais intenso, tem que ser na cor exata, para que atinja o chamado o “grau brix”. Então, quando chegar nesse ponto ele colhe o café, faz a despolpa. Depois disso, leva para a estufa, e aí tem que ter o cuidado de mexer o café ao menos 10 vezes ao dia para não correr o risco do café fermentar. Lembrando que o café especial se gasta muito tempo para colher, pois é colhido manualmente. Colhe “a dedo”.

JD – Durante o processo de produção, ali no campo, a umidade ou clima afetam a cafeicultura?

Joara – Sim, o clima afeta muito, a gente tem exemplo de Barra do Choça que final de 2014, 2015, e 2016 no primeiro semestre 2017 as condições climáticas foram muito desfavoráveis à cultura do café. O índice pluviométrico não foi adequado, ou seja, não choveu nada. Assim o produtor não conseguiu produzir café de qualidade, os que conseguiram foram aqueles que tinham café irrigado. Em Barra do Choça a grande maioria, eu acho que mais de 90% das propriedades produtoras de café, é no sistema de sequeiro (sem irrigação). Infelizmente quem tinha o costume de fazer um café de qualidade não teve condição por conta do clima nesses anos.

JD – O que diferencia na produção do café gourmet do café comum?

Joara – No laboratório o degustador pega a bebida, faz os devidos testes e dar uma pontuação. Para ser um café gourmet ele tem que ter pontuação e características adequadas. O degustador divide pela aquela quantidade de características e obter uma pontuação acima de 86%. A pontuação máxima é 100.

O Jornal do Dária é uma realização do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz, sob a coordenação do professor e jornalista José Amorim

JD – Quais os principais tipos de classificação do café?

Joara – Existem vários tipos de café. O PVA (preto verde ardido) que é uma porcaria.  Existe o café RIO, que é um café inferior. Temos também o café RIADO, que é quase um DURO. Há o café Duro que é o café cereja natural, só que ele não foi despolpado. Existe o café mole, que geralmente é o café despolpado extremamente mole que é muito especial, que chega a pontuação de 93%.

JD – Qual seria a diferença de valor do Produtor entre produzir um café comum e um café especial?

Joara – Por conta da colheita (esse ano colheu-se  muito café), as pessoas estavam achando que não estava valendo a pena fazer café especial, porque estava com o preço parecido e o que se gastava para beneficiar, o valor se tornava mais alto do que você produzir um café inferior.

JD – Qual seria o mais rentável?

Joara – Hoje com esse estimulo de maquinas e com esse estimulo de parcerias com empresas o mais rentável é o café especial. Para você ter uma ideia, numa feira internacional de café, realizada em Belo Horizonte, uma saca de café foi arrematada no leilão por 12 mil reais.

JD – O que é necessário para que a produção de cafés especiais seja ampliada em Barra do Choça?

Joara – Hoje a agricultura familiar precisa fazer isso e precisamos estimular a vinda de novas empresas pra comprar esse café. Isto porque Barra do Choça é favorável a produzir cafés especiais, por conta do clima, que chove muito, é mata, a altitude de Barra do choça é ideal.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também