Blog do Jorge Amorim

Por que Barra do Choça é uma cidade tão violenta?

Forças de segurança pública avaliam indicadores de violência em Barra do Choça

Equipe responsável: Sueli Santos, Tatiana Cardoso, Laís Soares, Eliene Lima, Gercilaine Ferraz – 3º C

 A nossa equipe do 3º ano C noturno, ao procurar pelos principais representantes das forças de segurança pública da cidade de Barra do Choça, pudemos ter uma visão mais ampla sobre a realidade da violência em nosso município. As dificuldades enfrentadas pelos profissionais da segurança pública, suas necessidades e conselhos para a população no geral.  Cabe a todos nós, membros da sociedade, colaborarmos na medida de nossas possibilidades com esses heróis para o bem de todos.

O Jornal do Dária entrevistou um representante da Polícia Militar, Capitão Daniel Freitas de Abreu e a delegada da Polícia Civil de Barra do Choça, Gabriela Garrido e o GCM Sérgio Rodrigues Brito. Eles comentaram sobre este tema que tanto preocupa a população local.

Capitão Daniel Freitas de Abreu (Polícia Militar) – Comparando com uma cidade de pequeno porte do tamanho de Barra, os índices de homicídios em Barra do Choça estão acima da média. Se você comparar essa média com a média de Barra do ano passado, nós estamos abaixo, houve redução esse ano. Agora existem outras características a serem observadas que estão relacionadas diretamente a homicídios, que são: a quantidade de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas.

A gente analisa o índice de homicídios relacionados ao tráfico de drogas e porque esse movimento também é crescente nas cidades. Por exemplo, Barra do Choça é uma cidade um pouco maior do que a cidade de Planalto em questão habitacional, populacional e geográfica. Porém a atividade econômica com relação a plantação de café é uma cidade muito mais importante economicamente falando. Outra característica que contribui para esses índices serem mais altos, não só de homicídios, mas qualquer outro índice criminal é porque Barra do Choça está muito perto de Vitória da Conquista.  Aquela é a terceira maior cidade do Estado, com índice de homicídios muito alto inclusive. Então todas essas características fazem com que Barra tenha de ser analisada diferentemente de outras cidades do seu porte. Porém, comparado com que Barra já mostra historicamente e analisando essas características nós estamos numa curva decrescente de homicídios.

Delegada Gabriela Garrido – Polícia Civil de Barra do Choça- Os índices de homicídios em Barra do Choça estão acima de uma média esperada para uma cidade pequena, mas esse ano tiveram uma redução expressiva. A maior parte, desses crimes, é ligada ao tráfico de drogas. Nós temos identificado os autores dos crimes, os integrantes das organizações criminosas. Temos representado pelas prisões deles e, assim, a gente tem conseguido diminuir bastante. O ano passado foram 28 homicídios, esse ano foram 11 (entrevista realizada em novembro/18). Sem sombra de dúvida, a venda e o consumo de drogas são elementos fundamentais para a manutenção destes indicadores. Nós prendemos os responsáveis, o problema é que surgem novas pessoas no tráfico.

O tráfico está sempre recrutando outras pessoas, então você vai prendendo uns e o tráfico vai recrutando outros. Há uma renovação dessa frota de criminosos entendeu? E assim é impossível, não conheço nenhum lugar do mundo, principalmente no Brasil, em que tenha conseguido prender todos os traficantes. Em relação às escolas, elas já fazem o que é possível. Fazem palestras de esclarecimento, de acompanhamento, elas solicitam auxílio ao conselho tutelar. O problema é que não é o trabalho das escolas que está falhando, é o trabalho das famílias que está falhando e assim fica difícil para o Estado fazer essa correção. Para os pais, eu passaria a orientação de que eles olhassem os filhos antes do envolvimento, porque depois que há o envolvimento aí já é muito mais difícil. O problema é você orientar e tomar conta do seu filho antes de entrar nesse mundo.

Sérgio Rodrigues Brito, CMT. GCM (Guarda Civil Municipal) – A GCM de Barra do Choça, enfrenta com dificuldades algumas situações devido a não possuir porte de arma de fogo, exemplo: Homicídios, assaltos, entre outros. Tendo que direcionar as mesmas para a PM e Polícia Civil.  A GCM hoje disponibiliza de todos os equipamentos como fardamento, coturno, tonfa, etc. Portamos ainda taser (máquina de choque não letal) que é de grande valia em algumas situações. Atualmente o nosso contingente não é satisfatório, pois só houve um concurso em 1998 e na época, apenas 10 GCMs foram chamados, de lá pra cá a população aumentou e a criminalidade também, tornando assim um número de GCMs insatisfatório para atender a população. O número de viaturas e a qualidade das mesmas não atende às nossas necessidades, pois devido ao grande número de ocorrências com apenas uma viatura e uma moto não é possível dar um atendimento satisfatório.

O Jornal do Dária é uma realização do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz, sob a coordenação do professor e jornalista José Amorim

Cai o número de ocorrências policiais em Barra do Choça em 2018

Número de homicídios teve uma redução de aproximadamente 50% em relação ao ano de 2017; números, no entanto, continuam elevados

De acordo com dados divulgados pelas polícias Civil e Militar de Barra do Choça no programa de rádio Zito Show, transmitido pela rádio Barraweb no último dia 13 de dezembro, o número de ocorrências policiais caiu em relação ao ano de 2017. O dado mais significativo é o de homicídios, que contou com uma redução de aproximadamente 50%.

Apesar desses indicadores mais favoráveis ante o ano anterior, é consenso entre as forças de segurança pública de Barra do Choça um fato bastante negativo. O município apresenta indicadores de violência bem acima do que se esperaria para uma cidade de pequeno porte. Somente até o dia 17 de dezembro de 2018 (fechamento desta edição do Jornal do Dária), haviam sido registrados 13 homicídios. Em fevereiro houve um tríplice assassinato em pleno Centro da cidade. Em 2017 foram 28 assassinatos.


Curta e Compartilhe.


Leia Também