Blog do Jorge Amorim

JORNAL DO DÁRIA – Entrevista a Meritíssima Juíza Doutora Lázara Abadia de Oliveira Figueira

 

“Barra do Choça demonstra um elevado índice de criminalidade bem maior do que a cidade comporta pelo seu número de habitantes”

Em sua primeira entrevista ao Jornal do Dária, a Juíza da Comarca de Barra do Choça, a Doutora Lázara Abadia, comenta sobre temas como segurança pública, eleições, política, Poder Judiciário, dentre outros

Entrevista concedida a Paulo Henrique Marchi – 2º C Noturno

Entrevistamos na tarde do dia 27 de novembro, a juíza de Barra do Choça, Doutora Lázara Abadia de Oliveira Figueira. Em seu gabinete, no Fórum de Barra do Choça, a meritíssima juíza demonstrou grande interesse pelo Jornal do Dária, veículo ao qual teceu grandes elogios. Ao longo da entrevista, a Juíza não se esquivou de nenhuma questão abordada. Temas como segurança pública, eleições, política, Poder Judiciário, dentre outros, passaram pela sua análise. Doutora Lázara possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1981) e especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é Juíza de direito, pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, atuando na Comarca de Barra do Choça, há 26 anos. Também é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Doutora Lázara possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito. Com grande simpatia, a Doutora Lázara nos concedeu a seguinte entrevista:

Jornal do Dária (JD) – Quais são as suas principais atividades vinculadas à comarca de Barra do Choça?

Doutora Juíza Lázara Abadia de Oliveira Figueira – Aqui eu trabalho com todos os assuntos: eleitoral, infância e juventude, crimes, cito de um modo geral.

JD – Quais são as maiores demandas locais em relação ao Poder Judiciário?

Doutora Lázara – Nós temos grandes demandas, contra o Poder Público Municipal, e temos também a parte criminal que é muito volumosa.

JD – A senhora é juíza de Barra do Choça há quantos anos? Como a senhora avalia esta atuação à frente do Poder Judiciário?

Doutora Lázara – Eu estou em Barra do Choça há cerca de 26 anos. E eu estou em Barra do Choça porque ainda sinto que a comunidade me respeita, porque esse é o meu objetivo: ser respeitada pelo meu trabalho. Sinto que a comunidade também respeita e quer que eu permaneça.

JD – Como foram as eleições de 2018 em Barra do Choça?  Quais são as perspectivas para as eleições de 2020?

Doutora Lázara – Nós temos sempre uma Eleição Geral mais tranquila que e a [Eleição] Local. Então, foram eleições tranquilas e com todo o respeito da Legislação, foi bem tranquila mesmo. Nossa perspectiva para 2020, como sempre, será uma eleição mais acirrada, mais próxima. Então, normalmente dá bem mais trabalho.

JD – Qual a sua opinião a respeito da liberação do porte de armas, uma das propostas do presidente eleito Jair Bolsonaro? Esta medida reduzirá ou poderá contribuir para o aumento da violência?

Doutora Lázara – Eu tenho para mim que esta é uma proposta do Governo que foi mal entendida pelo povo. A proposta já existe, já é uma realidade. Todo mundo pode ter arma, porte de arma ou posse de arma, passando pelo crivo da legalidade. Todos podem ter, não é mesmo? Eu acho que houve uma precipitação da comunidade em entender que essa é uma proposta de liberação irresponsável. No entanto, eu acho que, em nada, a arma contribui para a nossa segurança.

O Jornal do Dária é uma realização do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz, sob a coordenação do professor e jornalista José Amorim

JD – O município de Barra do Choça apresenta indicadores de violência compatíveis com cidades deste porte? O que dificulta o combate à criminalidade no município?

Doutora Lázara – Na verdade, Barra do Choça demonstra um elevado índice de criminalidade bem maior do que a cidade comporta pelo seu número de habitantes. A gente observa que isso é consequência da proximidade em relação a Vitória da Conquista. Combater a violência aqui seria combater a violência em todo o país. Normalmente [ao falar em combater a violência] a gente pensa logo na família. Então, seria cercar a família de cuidados já que a Constituição nos diz que ela e a Célula Mater da sociedade. Também as crianças e os jovens serem alvos de políticas públicas que lhes conduzissem a um lugar de bem-estar. Fora isso, não vejo outra forma.

JD – Qual a sua avaliação sobre o trabalho realizado pelos poderes Executivo e Legislativo em Barra do Choça nesta Gestão?

Doutora Lázara – Eu gostaria de me omitir sobre este tema, porque é uma situação muito politica e eu não participo destas áreas politicas. Eu acho, no entanto, que nós poderíamos ter uma política mais coesa, mais direcionada à população.

JD – Qual a sua expectativa para o Governo do presidente eleito Jair Messias Bolsonaro?

Doutora Lázara – Eu não tenho expectativa alguma. Estou esperando acontecer. Isso é [valido] para qualquer um, ele ou qualquer outro que fosse eleito.

JD – Ao longo do tempo no qual a senhora esteve à frente do Poder Judiciário de Barra do Choça, quais foram os maiores desafios que a senhora enfrentou?

Doutora Lázara – O desafio maior que eu enfrento é, provavelmente, manter uma agenda atualizada. [Isso ocorre] porque é tanto trabalho para uma magistrada só. Esta comarca foi criada para dois juízes, e eu sempre trabalhei aqui sozinha. Então, esse é o meu grande desafio: manter o meu serviço, assim, próximo do ideal.

JD – Qual mensagem a senhora gostaria de deixar para a população de Barra do choça?

Doutora Lázara – Que ainda vale a pena viver em Barra do Choça. Barra do Choça tem tudo pra ser uma cidade pioneira do interior da Bahia. [Possui] um solo rico, um povo inteligente, um povo sábio, um povo escolarizado. Então, não vamos deixar nos perder pelo crime, vamos avante, vamos ter esperança de que tudo pode dar certo. Temos que acreditar!

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também