Blog do Jorge Amorim

Municípios de Barra do Choça e Planalto concluem revisão biométrica de eleitores

Nas duas cidades, mais de 80% do eleitorado foi biometrizado

clip_image003

Os municípios de Barra do Choça e Planalto, pertencentes a 139ª Zona Eleitoral, concluíram, na última sexta-feira (30/11), a revisão biométrica extraordinária. Nas duas cidades, mais de 80% do eleitorado foi biometrizado.

Em Barra do Choça, o número de eleitores é de 28.317. Desses, 24.515 (86,57%) cadastraram suas digitais. Em Planalto, dos 18.734 eleitores, 16.326 (87,14%) fizeram a identificação biométrica.

Os altos índices alcançados, segundo a técnica judiciária da 139ª ZE, Montserrat Viana Riera, vêm da antecipação da convocação do eleitorado. “A fase ordinária foi planejada e executada com sucesso. Fizemos um calendário convocando os eleitores por local de votação. O serviço de agendamento também foi peça fundamental no processo, pois garantiu uma média diária alta de atendimento e mais conforto ao eleitor.”

Em razão do percentual elevado – conquistado ainda na fase espontânea – a convocação obrigatória durou um mês (5 a 30 de novembro). “A maior vitória foi alcançar esse índice, atendendo a todos com respeito e organização”, completa a servidora.

Terminada a fase da revisão, o processo será encaminhado, pelo juiz eleitoral ao Ministério Público Eleitoral. Após a análise do MPE, retorna ao Cartório e, em seguida, será enviado à Corte do TRE-BA. A partir da homologação, ficam oficialmente cancelados os títulos dos eleitores que não compareceram aos cartórios eleitorais para fazer a identificação biométrica.

Irregulares

O eleitor que não conseguiu realizar a biometria dentro do prazo deverá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral. A regularização poderá ser feita, a partir de 7 de janeiro de 2019, no Cartório Eleitoral (Av. Dom Climério, 111, Centro, Barra do Choça). Mais informações por meio do número (77) 3436-1205. ASCOM/TRE-BA


Curta e Compartilhe.


Leia Também