Blog do Jorge Amorim

Primeiro ônibus do Brasil abastecido a gás gerado do esgoto é apresentado em Franca (SP)

O primeiro ônibus do Brasil abastecido a gás gerado a partir do esgoto foi apresentado em Franca, no interior de São Paulo, nesta segunda-feira, 12 de novembro de 2018. O veículo é um Scania K280 6×2 de 15 metros, que está participando de uma demonstração feita em parceria com a Sabesp, a Embaixada da Suécia e a Business Sweden.

O ônibus que participa do teste é do segmento urbano e tem capacidade para 130 passageiros. O veículo com motor a gás pode ser abastecido com biometano (que pode ser proveniente de esgoto ou outros materiais) e GNV (Gás Natural Veicular). Ainda há a possibilidade de abastecer com uma mistura de ambos. A ação integra as Semanas de Inovação Suecia-Brasil, uma iniciativa da Embaixada da Suécia com a Business Sweden.

Segundo Elsa Stefenson, gerente de projetos da Business Sweden, o gás biometano é utilizado desde 1989 no transporte público da Suécia. O grande desafio no Brasil é a criação de políticas públicas para esse tipo de abastecimento de combustível. O Brasil tem potencial para produzir 51,4 bilhões de metros cúbicos por ano de biometano.

“É um potencial inexplorado. O Brasil é um país de mais de 200 milhões de habitantes produzindo toneladas de lodo diariamente. Esse material é muito bom para a produção de biometano e a experiência sueca com o transporte público usa majoritariamente esse tipo de gás”, afirmou Stefenson. A gerente de projetos afirmou ainda que há a intenção de aplicar o uso de biometano no transporte público do Brasil. Entretanto, há uma falta de políticas públicas, conhecimento e reconhecimento deste potencial, uma vez que há grande potencial no país. *Blog do Caique Santos


Curta e Compartilhe.


Leia Também