Blog do Jorge Amorim

Número de bois e vacas mortos em fazenda da Bahia sobe para 125; suspeita é de intoxicação alimentar

Pelo menos mais 20 animais morreram em uma fazenda da zona rural de Tanhaçu, no sudoeste da Bahia, entre os dias 16 e 18 de novembro, onde até a última quinta-feira (15/11), 105 cabeças de gado já haviam morrido. Com a atualização, o número de mortos chega a 125.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), a intoxicação alimentar continua sendo a principal suspeita das mortes. Ainda segundo a Adab, até a manhã de sexta-feira (16/11), quatro animais foram periciados, e a análise comprovou a tendência da intoxicação.

As amostras da ração, composta por grãos de milho e caroços de algodão, foram levadas para Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) de Vitória da Conquista e encaminhada para a Universidade de São Paulo (USP). O laudo final da causa das mortes deve sair nos próximos dias.

Caso

Na terça-feira (13/11), 60 animais foram encontrados mortos na Fazenda Pica-Pau. Desde então, outros animais morreram na mesma localidade. De acordo com a Adab, que investiga a causa das mortes, por conta do período estiagem na região, o gado se alimentava com milho e sementes de algodão. Normalmente, essas são as opções dos criadores para a falta de pastagem em tempos de seca.

Os indícios são de que os animais tenham ingerido uma quantidade concentrada e não volumosa, em altas doses de aditivo alimentar, o que teria gerado uma reação intoxicante. *G1


Curta e Compartilhe.


Leia Também