Blog do Jorge Amorim

CEBC realiza Projeto Consciência Negra; história, cultura e arte

Uma tarde repleta de atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra, este foi o resultado do projeto realizado pela Área de Humanas do Centro Educacional de Barra do Choça.

O evento ocorreu na Quadra Poliesportiva Ronaldo Rangel na última quinta-feira 22 de novembro, às 13:30 horas. O cenário foi preparado minunciosamente para acolher alunos, pais de alunos e convidados. Um dos momentos mais brilhantes do evento foi, sem sombra de dúvida, a apresentação do grupo musical, Movimento Cultural Ogum Xorokê. Dirigido pela conquistense Graça Alves, o grupo é formado por jovens da periferia de Vitória de Conquista.

Ali estavam expostos trabalhos desenvolvidos pelos alunos ao longo da unidade. Com destaque para a Exposição Fotográfica de Maria Fernanda, “Seu Cabelo Fala Por Você!” . Idealizada pela professora Isabel Cristina, a exposição trouxe alunos e alunos da Instituição.

Aliado as exposições, ocorreram as apresentações de danças afros, como a capoeira e o maculelê, dentre elas, o grupo do Mais Educação do CEBC, liderado pelo instrutor Aleilton Rocha. A professora Cássia Albuquerque, levou para o evento uma verdadeira aula de história, com o Desfile de Mulheres que tiveram relevância ao longo dos tempos. Cerca de trinta estudantes devidamente caracterizada, levaram um pouco da biografia de cada uma das personagens, com destaque para Joana d’Arc, Frida Kahlo, Irmã Dulce, Cleópatra, Nefertiti Zilda Arns, dentre outras.

Já a professora Idelma Novais, abordou a Violência Contra a Mulher. Estudantes caracterizados, apresentaram etapas da vida de um casal. O namoro, os primeiros conflitos, o perdão, a reincidência e a morte.

E por último, e não menos importante, o tão aguardado Concurso da Beleza Negra do CEBC. Cerca de vinte e cinco estudantes participaram do desfile que escolheu a mais bela negra e o mais belo negro.

Foi uma disputa emocionante. Não houve rivalidade, nem disputas, os candidatos torciam uns para os outros. “Incrível a união e o carinho entre dos candidatos”, elogiou a professora.O concurso premiou os 1º e 2º lugares, masculino e feminino. Além de brindes, a vencedora ganhará um book fotográfico, produzido pela fotógrafa, Maria Fernanda. Tailane Leal e Rian Souza foram os vencedores.

Acompanhe a cobertura Fotográfica deste evento.


Curta e Compartilhe.


Leia Também