Blog do Jorge Amorim

Rui Costa, do PT, é reeleito governador da Bahia

Petista superou seis concorrentes ao cargo e garantiu mais quatro anos no posto com 75,89% dos votos. Zé Ronaldo e Marcos Mendes aparecem na sequência na lista dos mais votados.

Rui Costa é reeleito para o governo da Bahia no primeiro turno

Foto: Carlos Casaes / Divulgação

Em 2010, se elegeu como o deputado federal mais votado do PT Bahia (e em 3º lugar no estado, entre todos os candidatos eleitos), com 212.157 votos. Em 2012, se licenciou do cargo de deputado e assumiu a chefia da Casa Civil do estado, no segundo mandato de Jaques Wagner como governador.

No mesmo ano, Rui se casou com Aline Peixoto, atual primeira-dama da Bahia, com quem tem duas filhas, Marina e Malu. Em 2014, ele se elegeu governador do Estado da Bahia com 3,5 milhões de votos.

Campanha

Durante a campanha, iniciada no dia 16 de agosto, quando passou a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na internet, Rui passou por 144 dos 417 municípios do estado, segundo a assessoria dele.

A campanha foi encerrada no sábado (8), quando esteve junto com o candidato à presidência Fernando Haddad em Feira de Santana, segundo maior cidade do estado, a 100 km da capital.

O petista foi muito criticado durante a campanha por seus adversários por conta, entre outros pontos, da política de segurança pública, em decorrência dos índices de violência no estado, da saúde, sobretudo por causa da fila para vagas na central da regulação, e da educação, sobretudo depois de o MEC (Ministério da Educação) divulgar que o ensino médio do estado ficou em último lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Apesar das críticas, Rui apareceu liderando todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Ibope. No levantamento feito um dia antes das eleições, por exemplo, Rui apareceu com 77% dos votos válidos.

Ainda durante a campanha, Rui culpou a crise e a falta de apoio federal por promessas do primeiro mandato não cumpridas e prometeu, entre outras coisas, ampliar o contingente da polícia no estado, construir 600 quadras esportivas, laboratórios e biblioteca, para viabilizar o ensino integral nas escolas, expandir para todas as instituições de ensino os cursos profissionalizantes, pra reduzir o desemprego, e avançar na regionalização da saúde, construindo hospitais e serviços de alta complexidade no interior do estado.

Apuração na Bahia

Atualização em 20h47 com 79% das urnas apuradas

Rui Costa (PT): 75,89% (3.997.046 votos)
Zé Ronaldo (DEM): 21, 80% (1.148.412 votos)
Marcos Mendes (PSOL): 0,69% (36.565 votos)
João Henrique (PRTB): 0,58% (30.774 votos)
João Santana (MDB): 0,50% (26.529 votos)
Célia Sacramento (Rede): 0,48% (25.239 votos)
Orlando Andrade (PCo): 0,04% (2.296 votos)

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também