Blog do Jorge Amorim

Dária Viana apresenta canções sobre a Ditadura Militar na voz de Mariana Macêdo

Os alunos do Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz participaram na última quinta-feira, 20, de um momento único. A cantora barrachocense Mariana Macêdo, acompanhada ao violão pelo músico Tiago Lopes, se apresentou interpretando 10 canções icônicas, compostas durante a Ditadura Militar no Brasil. O show fez parte da programação do projeto “Ditadura Nunca Mais!” realizado pelas áreas de Humanas e Linguagens do colégio.

A apresentação teve início com o clássico “Pra não dizer que não falei das flores”, composta por Geraldo Vandré. Em seguida, entoou o canto “Admirável gado novo”, de autoria de Zé Ramalho. “O bêbado e o equilibrista”, composição de Aldir Blanc, eternizada na voz de Elis Regina, foi a música cantada em seguida. Também fizeram parte do repertório as canções “Cálice” de Gilberto Gil e Chico Buarque, “Panis et circenses” do grupo Tropicália e “Cartomante” de Ivan Lins.O show foi aberto ao público. Compareceram, além dos alunos do noturno, várias pessoas da comunidade, apreciadoras da MPB. Eles ouviram canções do nível de “Como nossos pais”, de Belchior, eternizada na voz de Elis Regina. Além das canções marcantes compostas durante a Ditadura Militar, Mariana Macêdo, interpretou três canções icônicas, que revelam o ecletismo da jovem cantora de Barra do Choça. Um exemplo foi “Imagine”, de Jhon Lennon e “Blowing in the Wind”, de Bob Dylan, na versão de Diana Pequeno. Para fechar no mais alto estilo, Mariana enveredou pela América Latina, interpretando “La maza”, de Silvio Rodrigues, eternizada na voz de Mercedes Sosa.

Para o professor de Geografia do Colégio Dária Viana, José Amorim, um dos idealizadores do projeto, o evento foi uma experiência única. “Emocionante! Um show para ficar na história do Dária e nas nossas mais profundas memórias. Mariana Macêdo e Tiago Lopes engrandeceram a nossa noite nos proporcionando o reencontro com grandes canções que marcaram gerações”, afirmou. O educador destacou que o objetivo do projeto foi alertar a juventude sobre os perigos de regimes totalitários. “A Ditadura Militar foi revivida para que os jovens possam conhecer esse momento triste da nossa história”, concluiu.Mariana Macêdo, cuja participação foi bastante aplaudida pelo público, sentiu-se agradecida e engrandecida por ter sido convidada para o projeto. “Estou muito grata pelo convite. Foi muito comovente participar de um projeto como esse”, afirmou.Para o jornalista e ex-aluno do Dária Viana, Edson Grilo, o colégio inova com projetos como esse. “Parabenizo aos professores e profissionais, bem como os alunos do Dária pelo projeto e espero que outros sejam possibilitados”, disse. Ele também destacou a qualidade do trabalho e o talento de Mariana Macêdo. “Mariana engrandece qualquer evento de que participe. Ela é um patrimônio cultural de nosso município e é um privilégio assistir suas apresentações”, concluiu.


Curta e Compartilhe.


Leia Também