Blog do Jorge Amorim

Colégio Dária Viana Realiza projeto sobre a Ditadura Civil Militar


O Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz, de Barra do Choça, realiza entre os dias 17 e 21 de setembro um projeto pedagógico sobre a Ditadura Civil Militar no Brasil intitulado “Ditadura Nunca Mais”. O objetivo é trabalhar junto aos alunos os principais fatos ligados a esse período. Estão inseridos no projeto as disciplinas das áreas de Humanas e Linguagens e estão sendo realizadas atividades ligadas ao tema nas diversas turmas.O projeto envolve atividades com filmes, músicas sobre o período, imagens e mesas redondas.Faz parte do projeto uma mostra iconográfica, destacando-se o “monumento aos mortos”, além de faixas, cartazes, charges e painéis produzidos pelos alunos.

Diante da escalada crescente de apelos ao retorno de um regime de exceção no país, sobretudo, por parte da juventude, consideramos que o espaço da escola é um ambiente por excelência para produzir uma reflexão mínima sobre esse momento. Desse modo, o encerramento do projeto contará com a participação do Professor Doutor Ruy Medeiros.O objetivo é permitir aos estudantes aprofundarem o conhecimento sobre o período a partir da memória pessoal de quem sofreu com a repressão. Medeiros foi um militante político que não apenas debate este momento histórico da vida brasileira, mas o vivenciou em suas agruras e sua face mais terrível: a tortura.

Abaixo a programação completa do Projeto:

– Dias 17 a 21 de setembro (nos três turnos): Mostra Iconografica sobre a Ditadura Civil Militar, com o monumento aos mortos (inspirada no trabalho do Artista Plástico Edvaldo Santana).

– Dia 19 de setembro: mostra com filmes temáticos.

– Dia 20 de setembro: Show musical com Mariana Macêdo, Tiago e Anderson, interpretando grandes músicas que foram produzidas durante a Ditadura Militar

– Dia 21 de setembro: Roda de conversas com o professor Doutor Ruy Medeiros.

O Colégio Dária Viana é uma escola pública de Ensino Médio, situada no município de Barra do Choça.


Curta e Compartilhe.


Leia Também