Blog do Jorge Amorim

Bairro de Conquista onde recém-nascida foi picada sete vezes e sobreviveu é foco de escorpiões: ‘Apareceu no rosto de meu esposo’

Moradores do bairro Campinhos, na cidade de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, sofrem com a presença de escorpiões dentro das casas e em terrenos abertos. O local é o mesmo em que uma bebê recém-nascida foi picada sete vezes por um escorpião-amarelo e sobreviveu. A pediatra que atendeu Maria Sofia Silva Ferreira no hospital achou o animal, ainda vivo, preso ao cordão umbilical da paciente.

Um morador do mesmo bairro que a pequena Maria Sofia contou que viu um animal dentro da garagem da casa dele e o matou antes que a filha de três anos fosse picada.

“A minha esposa estava lavando a área, quando encontrou um escorpião. Ela me chamou e a gente matou. Tomamos nossas medidas aqui em casa”, disse.

Outra moradora do bairro, identificada como Bluma, diz que já matou 31 escorpiões dentro de casa desde o início do ano. A filha dela já foi picada, e levada para uma unidade de saúde do município. O marido dela, por pouco, não passou pela mesma situação.

“Apareceu no rosto de meu esposo na madrugada. Ele achou que era uma barata, jogou no chão e quando a gente ligou a luz do quarto e foi ver, era um escorpião, um escorpião grande”, contou.

O bairro Campinhos tem muitos terrenos abertos, o que tem preocupado moradores por causa do aparecimento de escorpiões. Após colocar fogo nas plantações, moradores encontraram mais de 15 animais escondidos sob pedras e entulhos.

Os moradores do bairro esperam que a Prefeitura de Vitória da Conquista faça mais uma limpeza no terreno. A última foi feita no mês de agosto.

“É o pessoal ter a consciência para não jogar mais entulho novamente porque se eles continuarem jogando, vai continuar juntando os escorpiões. Se continuar limpo, é mais difícil de aparecerem”, disse o segurança Juarez Tavares, morador do local.

Uma galeria também preocupa a população do bairro. A saída de esgoto que passa por toda a localidade de Campinhos acumula baratas, animal que faz parte da cadeia alimentar dos escorpiões. *G1


Curta e Compartilhe.


Leia Também