Blog do Jorge Amorim

Nas provas do Enem, baianos têm melhor desempenho em Ciências Humanas

“Números são complicados pra mim porque sou de Humanas”. Essa e outras frases similares foram ouvidas pelo CORREIO diversas vezes ontem, enquanto entrevistava estudantes na porta de duas escolas. O que os alunos não sabiam é que, longe de ser uma piada, dados comprovam que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia tiveram melhor desempenho na prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias em 2017.

O CORREIO solicitou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informações sobre o resultado dos estudantes baianos no exame do ano passado e descobriu que o melhor desempenho no estado foi em Humanas.

De acordo com o levantamento, 332 mil candidatos fizeram a prova de Ciências Humanas na Bahia, em 2017. O valor médio das notas dos estudantes ficou em 506, à frente de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (502), Ciências da Natureza e suas Tecnologias (496) e Matemática e suas Tecnologias (479).

Os percentuais são menores que os nacionais. Em todo o país, o valor médio de Ciências Humanas foi de 521,0 – também maior do que Linguagem e Códigos (514,9), Ciências da Natureza (506,3) e Matemática e suas Tecnologias (502,7).

A maior nota na Bahia na área de Humanas foi  845, e a menor, 320. Em todo o país, o melhor resultado foi de 868, e o pior, 310. Para evitar distorções, foi usado o conceito de ‘Mediana’, ou seja, foram desconsiderados os percentuais mínimos e máximos do exame, onde ficaram poucos estudantes, e calculado o valor médio em cima do universo em que ficou a maioria dos candidatos.

Mas calma, porque acabaram as contas. Agora, vamos às histórias. O candidato baiano com o melhor resultado na prova não teve o nome divulgado, mas estuda no Colégio Militar, tem 18 anos, e se autodeclara negro. Ele nasceu em Fortaleza (CE) e fez a prova na Bahia.

A estudante do Colégio Central, Michele Dias, 18 anos, está no 3º ano do ensino médio e sonha em cursar Moda. Ela contou que consegue boas notas em Humanas porque tem facilidade com as matérias. “Acho as questões de humanas e linguagens mais fáceis e tenho mais dificuldade com Química e Física dentre as questões de exatas”, afirmou. *Correio 24 Horas


Curta e Compartilhe.


Leia Também