Blog do Jorge Amorim

Morador de Barra do Choça passou 38 anos ‘invisível’, sem poder casar e colocar o seu nome na certidão dos filhos

“Roninho me colocou no carro, levou na advogada e conseguiu tirar os meus documentos. Agora vou poder me casar, colocar o meu nome na Certidão de Nascimento dos filhos e começar a estudar”

Alguns dias atrás, o Blog do Jorge Amorim reproduziu uma postagem, onde um morador de Salvador passou 27 anos invisível perante o Estado (sem documentos). A matéria foi destaque na mídia de todo o Estado da Bahia “Homem Invisível”.

Após a repercussão, um internauta que não quis se identificar procurou o Blog do Jorge Amorim informando da existência de um morador de Barra do Choça na mesma situação do Soteropolitano. Trata-se de José Marcos “Cotiba”, morador da região das Duas Barras no município de Barra do Choça.

José Marcos, de 38 anos, vive junto com sua companheira, Maria Dias de Oliveira, com quem tem dois filhos, Edilane e Alan. Segundo ele, veio para a região sem os seus pais, quando ainda era criança e nunca pode tirar os documentos.

Ele queixa de alguns políticos que por vezes estiveram em sua casa, prometendo ajudar a tirar os documentos, no entanto, nada aconteceu. Por conta disso, não pode registrar seus filhos por não ser casado. Ele é mais um brasileiro que vive ‘invisível’, ou seja, não existe para o Estado. José não tinha Certidão de Nascimento, RG, Título de Eleitor, CPF, nenhum outro documento. Ele nunca foi ao médico, não tem conta bancária, não votou e nem estuda.Sua vida começou a mudar no dia em que procurou o vereador Ronaldo Lima e pediu ajuda.”Roninho me colocou no carro, levou na advogada e conseguiu tirar os meus documentos. Agora vou poder me casar, colocar o meu nome na Certidão de Nascimento dos meus filhos e começar a estudar”, disse.

José Marcos, disse que se sentia triste por não poder registrar os seus filhos, agora graças a Deus e a Ronaldo Lima, poderá realizar o seu sonho, agradeceu.


Curta e Compartilhe.


Leia Também