Blog do Jorge Amorim

12 meninos e técnico são retirados da caverna na Tailândia

Resgate é concluído 17 dias depois de equipe de futebol infanto-juvenil ficar presa

O governador de Chiang Rai, Narongsak Osotthanakorn, confirma resgate bem sucedido dos 13 integrantes do time Javalis Selvagens – YE AUNG THU / AFP

CHIANG RAI, Tailândia — O último menino e o treinador foram retirados da caverna agora parcialmente inundada no Norte da Tailândia onde estavam presos havia 17 dias, depois que os três e 10 colegas do time de futebol amador Javalis Selvagens foram surpreendidos por uma inundação.

Mergulhadores iniciaram às 10h08 desta terça-feira (horário local, 00h08 de Brasília) a etapa final do resgate dos 12 jovens de 11 a 16 anos e seu treinador, que durou três dias no total. Mais cedo, três jovens deixaram o labirinto. Oito garotos já haviam sido levados para o hospital na capital da província de Chiang Rai no domingo e na segunda-feira.— Posso oficialmente dizer que o restante dos meninos foram resgatados. Os pais estão indo para casa tomar um banho e trocar de roupa. Eles devem poder visitar as crianças através de um vidro esta noite (no hospital) — afirmou Narongsak Osotthanakorn, ex-governador de Chiang Rai e comandante da missão de salvamento, em entrevista coletiva após a missão.

Ele disse que missão foi possível por causa do poder do amor: — Ninguém pensou que poderíamios fazer isso. Foi uma Missão Possivel para o Time Tailândia. Os heróis desta vez são pessoas do mundo todo — disse o governador. — A missão foi bem-sucedida porque tínhamos poder, o poder do amor. Todos enviaram (amor) aos 13. sful because we had power. The power of love. Everybody sent it to the 13.”  * O Globo

 

Segundo Osottanakorn, um médico e três integrantes da Marinha tailandesa estavam com o grupo desde sua localização, na semana passada, e também já estão fora da caverna. Choveu forte na região na madrugada desta terça-feira, o que poderia ter complicado a ação da equipe. Osotthanakorn afirmou que o trabalho agora foi uma “corrida contra a água e o tempo”. As operações bem-sucedidas anteriores, que trouxeram oito garotos no domingo e na segunda-feira, foram realizadas com tempo seco.

A Marinha da Tailândia anunciou a conclusão do resgate no Facebook:

 

“Não temos certeza se é um milagre, ciência ou o que for. Todos os 13 javalis selvagens estão fora da caverna”, disse a página do órgão de Defesa.

Os oitos primeiros resgatados estão sendo tratados em uma ala de isolamento em um hospital de Chiang Rai e apresentam bom estado de saúde.

— Os oito estão em bom estado, não têm febre — disse à imprensa Jesada Chokedamrongsuk, secretário permanente do Ministério da Saúde, no hospital Chiang Rai. — Todos estão em bom estado mental.

Esta foi a informação mais concreta sobre o estado de saúde dos jovens anunciada até o momento. Os meninos foram submetidos a vários exames, como de sangue e raio-X. Dois jovens apresentavam sintomas de pneumonia, mas receberam antibióticos e estão bem, informou o secretário.

SEM VIAGEM À COPA DO MUNDO

Os adolescentes permanecem em quarentena, mas alguns de seus pais puderam vê-los através das janelas de vidro. Todos permanecerão em observação no hospital durante uma semana. Dessa forma, não poderão viajar para final da Copa do Mundo na Rússia em 15 de julho, a convite da Fifa, informaram os médicos.

— Não podem viajar, devem permanecer no hospital durante um tempo — declarou Thongchai Lertwilairatanapong, funcionário do Ministério da Saúde da Tailândia. — É provável que assistam pela televisão — completou durante a entrevista no hospital de Chiang Rai.

A Tailândia acompanha a saga dos 12 meninos, membros de um time de futebol, e de seu treinador de 25 anos, que ficaram presos na caverna em 23 de junho com o aumento do nível da água. O drama também é acompanhado em todo mundo: centenas de jornalistas estrangeiros estão na região da caverna e os meninos receberam mensagens de apoio de várias celebridades.

O comandante da junta militar que governa a Tailândia desde 2014, general Prayut Chan-O-Cha, visitou o local nesta segunda-feira.

— Todos podem se orgulhar. Mas a missão ainda não está cumprida — declarou Chan-O-Cha.

Ambulância perto da caverna Tham Luang, no Norte da Tailândia, durante terceiro dia da operação de resgate – YE AUNG THU / AFP

INFOGRÁFICO: O perigoso trajeto para resgatar os meninos presos na caverna

A intensificação das chuvas aumentou a pressão para o resgate dos últimos quatro jovens e de seu técnico. O time passou nove dias na caverna até que dois mergulhadores britânicos conseguiram localizar o grupo, no dia 2 de julho. Abatidos, os jovens estavam sobre uma rocha seca a mais de quatro quilômetros da entrada da caverna.

Após a localização, as equipes de resgate examinaram todas as soluções possíveis, desde a perfuração de túneis nas montanhas até a possibilidade, descartada, de aguardar por várias semanas pelo fim da temporada das monções. Com a ameaça de mais chuva e a redução do nível de oxigênio na galeria em que o grupo encontrou refúgio, as autoridades decidiram no domingo iniciar o resgate.

 

Leia mais: https://oglobo.globo.com/mundo/meninos-na-caverna/final-feliz-12-meninos-tecnico-sao-retirados-da-caverna-na-tailandia-22869996#ixzz5KsDu1fpM
stest


Curta e Compartilhe.


Leia Também