Blog do Jorge Amorim

Instituto do Meio Ambiente e Polícia Militar realizam apreensão de animais silvestres em Barra do Choça

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA realizou, com apoio da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar, nesta segunda-feira (23/04), uma operação de combate à caça e comercialização de aves silvestres em Barra do Choça.
Foram inspecionados residências e comércios onde ocorria a caça, criação e/ou comercialização ilegal de animais silvestres na cidade de Barra do Choça, em Barra Nova e em outras localidades na zona rural do município. A operação foi motivada pelo elevado número de denúncias relacionadas a fauna silvestre no município de Barra do Choça.

Ao todo foram apreendidos 36 (trinta e seis) pássaros silvestres nativos e 01 (uma) perdiz nativa que eram mantidos em cativeiro sem licença ou autorização. Também foram apreendidas diversas armadilhas é uma espingarda com munição utilizadas na prática ilegal de caça. 06 (seis) pessoas foram autuadas com apreensão, advertência e/ou multa e responderão processo administrativo.

Os animais apreendidos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS de Vitória da Conquista pois receberão tratamento veterinário e passarão por exames e período de reabilitação antes de serem devolvidos à natureza. As gaiolas e armadilhas apreendidas foram destruídas para que não voltem a ser utilizadas na prática ilegal. A arma e munição encontrados foram encaminhados à Polícia Militar para o devido encaminhamento legal.

Segundo a Lei Federal nº 9.605 de 1998 a caça, criação e comercialização de animais da fauna nativa são crimes ambientais, punidos com multa e inclusive reclusão de até 3 (três) anos. Os técnicos do INEMA afirmam que estão sendo planejadas outras operações no município, que infelizmente faz parte da triste estatística do tráfico nacional de animais silvestres.


Curta e Compartilhe.


Leia Também