Blog do Jorge Amorim

Conheça os prováveis candidatos a governador da Bahia nas eleições 2018

Mudança de planos de ACM Neto dividiu oposição em pré-candidaturas para enfrentar Rui Costa nas eleições 2018; confira lista de pré-candidatos ao Governo baiano

 

Governador Rui Costa toma posse em cerimônia na Assembleia Legislativa da BahiaA desistência de ACM Neto (DEM) de disputar o Governo da Bahia quebrou a tendência de união de forças da oposição para enfrentar o atual governador Rui Costa (PT). Depois de o prefeito de Salvador anunciar que não deixaria o cargo, DEM, PSDB e MDBanunciaram seus pré-candidatos para a eleição estadual. Por enquanto, pelo menos seis diferentes nomes pretendem entrar na corrida pelo Palácio de Ondina.

Confira abaixo o levantamento do Estado sobre os prováveis candidatos a governador da Bahia:

Rui Costa (PT)

Governador Rui Costa (centro) deve ser candidato a reeleição nas eleições 2018 Foto: Mateus Pereira/ GovBA/ Divulgação

Com altos índices de aprovação popular, o atual governador Rui Costa tentará ser reeleito governador da Bahia. O PT, que já conta com uma aliança de partidos de base com PSDPSBPCdoBPDTPodemosPR e PSL, ainda está negociando com a Rede Sustentabilidade a possibilidade de um acordo para a campanha nas eleições 2018. Presidente estadual do PT na Bahia, Everaldo Anunciação garante que a coligação não atrapalhará um eventual palanque no Estado para Lula ou outro presidenciável do PT.

José Ronaldo (DEM)

José Ronaldo
José Ronaldo, ex-prefeito de Feira de Santana, deve ser candidato a governador da Bahia pelo DEM depois da desistência de ACM Neto Foto: Silvio Tito/ Coperphoto/ Assessoria

O ex-prefeito de Feira de Santana é o pré-candidato do DEM para governador da Bahia. O nome de José Ronaldo foi escolhido pelo coordenador da campanha ACM Neto, logo depois que o prefeito de Salvador desistiu de disputar o Palácio de Ondina.  O atual pré-candidato tem o desejo manifesto de unir as oposições e mira uma eventual aliança com o PSDB para as eleições 2018 no Estado. A ideia é oferecer aos tucanos a vaga de vice-governador e o apoio à candidatura do deputado federal Jutahy Junior para o Senado. Além da sigla, o DEM também negocia alianças com PRB, PV, PTBPSCPPSSolidariedade.

João Gualberto (PSDB)
João Gualberto
Deputado federal João Gualberto é o pré-candidato tucano para o Governo da Bahia Foto: Divulgação/ Assessoria

O deputado federal é o pré-candidato tucano para o Governo baiano. João Gualberto já tinha um acordo alinhavado para ser o vice da virtual chapa encabeçada por ACM Neto, mas depois da desistência do prefeito de Salvador resolveu lançar candidatura própria. “Para as oposições é muito melhor que tenham muitas candidaturas. Nosso projeto vai estar junto no segundo turno”, disse Gualberto ao Estado. O deputado declarou que apesar de ter no PT um adversário em comum, não deve fechar uma aliança com o DEM no primeiro turno. Neste momento, o PSDB tem uma possibilidade de acordo bem encaminhado com o PSC e negocia com PROSPTB, Solidariedade e PEN.

Correio da Bahia

João Santana (MDB)

João Santana
Ex-ministro da Integração Nacional, João Santana é o pré-candidato do MDB para o Governo baiano nas eleições 2018 Foto: Divulgação/ Assessoria

O ex-ministro da Integração Nacional no governo Lula é o provável candidato a governador da Bahia pelo MDB. Presidente estadual da sigla, João Santana declarou ao Estado ter conseguido apoio de 16 vice-prefeitos e 25 prefeitos, entre eles Herzem Gusmão, de Vitória da Conquista, terceiro maior colégio eleitoral baiano. Perto de concorrer pela primeira vez a um cargo majoritário, Santana não acredita na possibilidade de coligação com outro pré-candidato de oposição antes do segundo turno das eleições 2018. “Temos que ir para rua, trabalhar nossas campanhas, e ver se há possibilidade de alguma coligação depois. Não tenho nenhum preconceito para receber apoio no segundo turno. Minha pré-disposição é enfrentar o desafio até o fim”, disse.

Marcos Mendes (PSOL)

Candidato a governador da Bahia em 2010 e 2014, o geólogo é novamente a aposta doPSOL. Marcos Mendes afirmou ao Estado que já tem acordo fechado com o PCB e, assim como o PT, negocia uma eventual aliança com a Rede Sustentabilidade. O pré-candidato descartou uma aliança com os petistas e declarou estar com uma boa expectativa para a campanha por conta do fortalecimento do PSOL nos últimos anos. Ele pretende investir nas redes sociais para driblar o problema da falta do tempo de TV durante a campanha.

++ Eleições 2018: veja quais são os prováveis candidatos a governador de SP

João Henrique Carneiro (PRTB)

João Henrique Carneiro
Ex-prefeito de Salvador por dois mandatos consecutivos, João Henrique Carneiro deve ser candidato a governador da Bahia pelo PRTB Foto: Lourival Filhos/ Assessoria

O ex-prefeito de Salvador por dois mandatos é a aposta do PRTB para o Governo da Bahia. Presidente estadual da sigla na Bahia, Rogério Tadeu afirma que o partido mantém negociações com outras siglas para possíveis alianças, mas garante que não abrirá mão do nome de João Henrique Carneiro para disputa pelo Palácio de Ondina. “O partido já bateu o martelo em definitivo e a candidatura é irreversível. Agora que nós temos um pré-candidato competitivo, mais do que nunca essa candidatura vem a agregar forças, sempre no sentido de seguir em frente com a candidatura própria”, afirmou Tadeu. Filho do ex-governador João Durval, João Henrique Carneiro deixou a prefeitura de Salvador com altos índices de rejeição e foi candidato a vereador da capital baiana em 2016, mas não conseguiu se eleger.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também