Blog do Jorge Amorim

Chefe de cartório é preso em operação da PF na Bahia após aparecer em vídeo recebendo ‘taxa de agilização’

Operação Factum combate crimes de corrupção praticados no cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas da cidade de Vitória da Conquista.

PF combate fraude em cartório de imóveis em Vitória da Conquista (BA)

Vídeo mostra titular de cartório recebendo 'taxa de agilização'

 As investigações tiveram origem em 2016, quando houve o descumprimento, por parte do titular do cartório, de decisões oriundas da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho. Após prejuízo à União, em face desses descumprimentos, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou a competência da Justiça Federal para o processamento do inquérito policial e das medidas cautelares correlatas.

Diante das provas colhidas pela PF, estima-se que a prática ocorria há mais de quinze anos. O titular do cartório mantinha trabalhando no cartório as suas filhas e ainda outras pessoas de sua confiança, sem qualquer vínculo formal com o Tribunal de Justiça da Bahia.

Titular de cartório é preso em operação da Polícia Federal

Ele tinha interesse de controlar o funcionamento do cartório conforme os seus interesses e também não aceitava a presença no local de outros servidores da Justiça que ali foram lotados.

No decorrer das investigações, foi constatada ainda a prática de outros crimes não relacionados diretamente com o cartório, como falsidade ideológica, uso de documento falso para a promoção e aumento salarial no cargo de professor da rede estadual, tráfico de influência para retirada de multas de trânsito e concessão de licença-prêmio, entre outros.

Operação da PF é deflagrada em Vitória da Conquista nesta terça-feira (3) (Foto: Divulgação/ PF)

 O nome da operação é referência a um dos significados da expressão “factum”, que, em latim, pode ser “escritura”, já que os crimes de corrupção investigados eram praticados sobretudo para agilizar o registro de escrituras. G1/BA


Curta e Compartilhe.


Leia Também