Blog do Jorge Amorim

Estudante nota mil na redação do Enem quer ser professor para homenagear avó: ‘Minha inspiração’

 

Abner Lucas, de 18 anos, sempre estudou em escola pública e recebeu incentivo da avó, que também sonhava ser docente, mas nunca pisou em uma sala de aula e aprendeu a ler sozinha.

Avó inspirou neto a fazer redação do Enem e tirar nota máxima (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)O estudante goiano Abner Lucas Martins, de 18 anos, um dos 53 candidatos que tiraram nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), afirma que quer cursar letras para ser professor e realizar o sonho da avó, a dona de casa Fideuzina Barbosa. O jovem sempre estudou em escola pública, recebendo o incentivo da idosa, que nunca pisou em uma sala de aula.

Abner revelou ao G1 que a avó aprendeu a ler sozinha e sempre sonhou em ser professora. Por conta disso, ele afirma que ela é a inspiração que ele leva para o projeto de vida profissional. “Entrei em êxtase e fui correndo na minha avó falar que tinha tirado mil na redação. Eu tive esse resultado por causa dela, que nunca teve oportunidade, mas me incentivou desde sempre”.

Abner Lucas Martins tirou mil na redação do Enem (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

“Quero fazer letras, fazer meu mestrado, dar aula, e ajudar outras pessoas compartilhando conhecimento”, disse.

As notas do Enem 2017 foram divulgadas na quinta-feira (18). O resultado deve ser consultado individualmente: para isso, os candidatos devem acessar a Página do Participante, no portal do Inep, e incluir o CPF e a senha cadastrada. O resultado dos treineiros só será divulgado em 19 de março, quando os candidatos terão acesso aos “espelhos da redação”.

O jovem contou que se debruçou sobre os livros, tanto para estudar gramática, quanto na leitura literária para ter mais elementos criativos para a redação. “Eu estudava muito conectivo, muitas palavras diferentes para colocar na redação, como sinônimo. Eu estudava muito a estrutura textual que o Enem precisa, que é dissertativo-argumentativo, me ajudou bastante”, revelou. G1

A avó dele, Fideuzina Barbosa, disse que se sentiu muito orgulhosa e realizada quando soube do resultado da prova do neto. “Realmente eu nunca estive em escola porque nunca tive oportunidade. Mas me esforcei em aprender a leitura. É um motivo de alegria. Ele tem tudo para vencer”, disse a idosa

 

.

O estudante diz que está focado, e acredita que a pontuação dele o trará uma vaga na educação pública superior.

“Quando a gente busca os nossos sonhos e a gente corre atrás a gente consegue também”, disse.

Abner Lucas Martins tirou mil na redação do Enem (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)Abner Lucas Martins tirou mil na redação do Enem (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Abner Lucas Martins tirou mil na redação do Enem (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)

Tema da redação

Abner disse que se sentiu confortável com o tema da redação do Enem 2017: “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. O jovem contou que escreveu sobre os motivos que impedem que a inclusão efetiva dos deficientes auditivos na educação pública brasileira. Ele afirma que na dissertação escrita no exame, propôs uma ferramenta para aumentar a inserção do grupo nas escolas.

“Eu achei bem tranquilo o tema. No meu texto eu busquei criar algo diferente, e propus a criação de um portal online, que disponibilizasse toda a matriz curricular que um surdo deve cursar. Hoje a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a segunda mais usada no Brasil, e isso não pode passar despercebido. É fundamental que cada um reflita sobre como podemos incluir estas pessoas, que tem direito à educação como todos”, disse.

Notas mil na redação do Enem 2017
Total absoluto de candidatos com nota máxima na prova

250250104104777753532014201520162017050100150200250300

2015
104
Fonte: Inep

Usos do Enem: Sisu e programas

Com a nota do Enem 2017, os estudantes podem concorrer a uma vaga em uma universidade pública que tenha aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2018. As vagas já podem ser consultadas. Serão 130 instituições no Brasil – 30 estaduais e 100 federais -, que ofertarão 239.601 vagas na graduação.

Nesta quinta-feira (18), o ministro Mendonça Filho afirmou que o período de inscrição do Sisu vai ser antecipado para os dia 23 a 26 de janeiro. As inscrições serão feitas no site do programa (http://sisu.mec.gov.br).

Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Enem 2017. Como nos anos anteriores, cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

Mesmo que o candidato faça sua inscrição no primeiro dia, ele poderá alterar suas opções até as o prazo final. O sistema mostra, a cada dia, uma nota de corte parcial, baseada nas notas das pessoas que já se inscreveram até o momento naquele curso.

Abner tirou nota mil no Enem em Goiânia Goiás (Foto: Inep/Reprodução)Abner tirou nota mil no Enem em Goiânia Goiás (Foto: Inep/Reprodução)

Abner tirou nota mil no Enem em Goiânia Goiás (Foto: Inep/Reprod


Curta e Compartilhe.


Leia Também