Blog do Jorge Amorim

Tribunal de Contas julga contas do exercício de 2016 do ex-gestor Oberdam Rocha

Resultado de imagem para Oberdan rocha

Com a missão de orientar e fiscalizar a gestão dos recursos públicos e fortalecer o controle social, o Tribunal de Contas dos Municípios – TCM/BA realiza o acompanhamento da execução orçamentária e o julgamento anual das contas do Executivo para posterior votação pelo Poder Legislativo.

Na última quarta-feira, 06/12, foi realizado o julgamento das contas do Exercício de 2016, oportunidade em que muitos Municípios foram surpreendidos com a reprovação diante da dificuldade de cumprimento dos índices de pessoal e de normativas estabelecidas quanto ao equilíbrio de receitas e despesas municipais.

Esse julgamento é realizado em todos os anos. Neles, o município de Barra do Choça sempre teve um desempenho exemplar (equilibrando as dificuldades enfrentadas no contexto político e econômico), exceto em 2013 (aprovada, mas não julgada).

Segundo informações da Contabilidade do ex-gestor, o Exercício de 2016 foi um ano de desafios para manter o cumprimento diante da queda de repasses do FPM, do congelamento de valores das verbas da saúde e assistência social (não corrigidos) e principalmente da crise econômica.

Diante de tais dificuldades, o resultado foi do parecer técnico do TCM/BA de Reprovação das Contas do Município do Ano de 2016, situação essa passível de justificativas pelo ex-gestor que terá a oportunidade de realizar o pedido de reconsideração (recurso) dentro do prazo legal, com o objetivo de esclarecer a relação de gastos dentro das normativas contábeis e de acordo com a realidade do Município.

Em 16 anos de gestão, esse é um fato atípico no histórico elogiável do ex-gestor Oberdan Rocha que neste último ano de seu mandato terá que utilizar de recurso para esclarecimentos dos gastos públicos para somar aos 15 anos de reconhecimento do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, resultante das contas anualmente aprovadas. Aguardem detalhes!!!

Curta e Compartilhe.


Leia Também