Blog do Jorge Amorim

“Tenho plena consciência da necessidade de trabalhar sem levar em conta o partidarismo, independente da filiação do gestor de cada município”

 Equipe do 3º Ano C Noturno entrevista o Governador do Estado da Bahia, Rui Costa, que comenta sobre os projetos que pretende desenvolver em Barra do Choça nas áreas de saúde, educação e segurança pública, dentre outras; também comentou sobre a sua relação com o atual prefeito Adiodato Araújo

Entrevista concedida a Karina Oliveira e Ualas Santos  –  3º C noturno.
O governador do Estado da Bahia, Rui Costa dos santos (PT), esteve em Barra do Choça pela primeira vez no último dia 9 de novembro. Em meio a uma agenda extensa, com muitos compromissos, o chefe do Executivo estadual recebeu a nossa equipe para uma rápida entrevista. Em razão do tempo, parte da entrevista foi complementada via email. Dentre outros temas, Costa comentou sobre os seus projetos para a educação, saúde, segurança pública, geração de emprego, esgotamento sanitário e sobre as melhorias que pretende implantar na estrada que liga Barra do Choça a Vitória da Conquista. Ele também comentou sobre a sua relação com o atual prefeito Adiodato Araújo.
JORNAL DO DÁRIA (JD) –  Governador Rui Costa, em sua primeira visita oficial a Barra do Choça, qual a sua impressão a respeito deste município no que se refere às suas potencialidades e aos seus desafios?
Governador Rui Costa: O município de Barra do Choça tem uma vocação natural para a agricultura. É por esse motivo que o Governo do Estado vem estimulando e incentivando a atividade agropecuária na região, com ações que buscam ampliar a capacidade produtiva, por meio de equipamentos agrícolas e convênio com associações de produtores. Nos últimos meses, foram entregues novas máquinas agrícolas em toda a região, inclusive em Barra do Choça, beneficiando centenas de produtores rurais da região. No início deste mês [novembro de 2017], o governo entregou oito tratores com implementos agrícolas, sendo um para Barra do Choça e sete para municípios vizinhos, beneficiando a agropecuária. Também foram doados aos piscicultores familiares de oito comunidades locais 40 mil alevinos de tilápia. Os filhotes devem gerar uma produção de quase oito toneladas do pescado, que será empregada tanto na segurança alimentar das famílias quanto na comercialização do pescado. Em visita ao município em novembro, visitei a Unidade de Beneficiamento de Café e autorizei a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar convênio com o município, voltado para a fruticultura, com parte do programa Bahia Produtiva.
JD – O Colégio Estadual Dária Viana de Queiroz é a única instituição de Ensino Médio da sede do município. Existe algum projeto do Governo do Estado para esta instituição ou para o Ensino Médio aqui no município?

Rui – Sim, existe para aqui e para outros municípios. Como eu falei hoje, nós temos um programa de primeiro emprego que oferece oportunidade aos jovens que concluíram o ensino técnico de nível médio. A nossa meta é, paulatinamente, ano após ano, ir implementando o curso técnico profissionalizante em todas as escolas do estado, inclusive aqui em Barra do Choça. Também é nossa meta garantir escolas de tempo integral, ou seja, escolas que funcionam o dia todo. Além disso, já estamos com obras em várias escolas, no intuito de garantir que todas as escolas possuam uma quadra coberta, um refeitório, um laboratório, uma boa biblioteca e uma sala de informática. Enfim, que tenha uma infraestrutura que dê condições de melhorar a qualidade do ensino. Nós estamos fazendo isso em várias escolas, nossa meta é alcançar todos os municípios, inclusive aqui no município de Barra do Choça .
JD – Quais são os projetos do Governo do Estado para o município de Barra do Choça?
Rui – Hoje na visita nós reforçamos o apoio à agricultura familiar. Barra do Choça é um grande produtor de café. Nós implantamos, já em 2015, com o apoio a uma cooperativa, o beneficiamento de café. Aplicamos aqui R$ 800 mil na cooperativa, que hoje visitei e fiquei muito feliz com o resultado. E nós assinamos, no dia de hoje, mais R$ 900 mil pra comprar novos equipamentos e diversificar o beneficiamento de café, com embalagem a vácuo. Isso permitirá aumentar o volume de café processado, inclusive, com a possibilidade da cooperativa melhorar o preço de comercialização. Além disso, aplicamos aqui recursos na área de infraestrutura urbana, com pavimentação, infraestrutura e vamos fazer outras ações, como a entrega de tratores, cisternas e a melhoria da infraestrutura e do abastecimento de água.
JD – Quais projetos estão sendo desenvolvidos pelo Governo do Estado visando a geração de empregos, em particular entre os jovens, na nossa região?
Rui – Se saneamento básico e água são metas prioritárias para o estado, o mesmo pode-se dizer da área de educação e qualificação profissional. Nesta área, o governo tem criado novas oportunidades para jovens, seja por meio de estágios, oportunidades de trabalho ou auxílios para cursarem universidades públicas. Somente em educação profissional, foram formados na região um total de 700 jovens. Com a certificação em 33 cursos técnicos de nível médio, os jovens têm a oportunidade de se profissionalizar e ter acesso ao mercado de trabalho. Este ano, o governo abriu inscrição para mais de 11 mil vagas dos cursos técnicos de nível médio, destinadas a estudantes que já concluíram o ensino médio e pretendem voltar a estudar. Em Vitória da Conquista, por exemplo, a Educação Profissional formou mil novos jovens, atendendo a um público das cidades de  Itambé, Itapetinga, Itororó, Barra do Choça, Cândido Sales e Vitória da Conquista.  Além disso, o governo do Estado lançou, desde o ano passado, um conjunto de programas para reforçar a qualificação profissional dos jovens de toda a Bahia, por meio dos programas como o Primeiro Emprego, Partiu Estágio e Mais Futuro. O programa Primeiro Emprego, lançado em novembro de 2016,  estabelece a meta  de ofertar 9 mil vagas até 2018 para jovens oriundos das escolas públicas de educação profissional da rede estadual da Bahia ou que concluíram o ensino médio e cursaram uma qualificação profissional ofertada pelo Estado, como forma de obterem a sua primeira experiência de trabalho na área que se formou.
JD – Em sua terceira edição, o Jornal do Dária é uma proposta de adoção da Educomunicação nas turmas de Ensino Médio do Colégio Estadual Dária Viana. Como o senhor analisa a importância da comunicação no processo de ensino?
Rui – Considero fundamental. A comunicação não pode ser dissociada da aprendizagem, pois sem ela, o ensino e a aprendizagem não acontecem. Tenho buscado, em minha trajetória de gestor público, estimular e fortalecer a comunicação e novas formas de aprendizagem que se adequem aos novos tempos. Hoje, a comunicação aproxima as pessoas de forma instantânea e a internet veio exatamente facilitar esse processo. Portanto, associar a comunicação ao processo de ensino tem sido fundamental para que a educação possa avançar em nosso estado.
JD – Governador, a estrada que liga Barra do Choça a Vitória da Conquista já está completando 40 anos. Atualmente, a via apresenta uma série de problemas relacionados à deterioração da sua cobertura asfáltica. Existe alguma proposta do governo visando o recapeamento desta importante via?
JD – Estamos montando um amplo cronograma de obras que será realizado nas estradas baianas. No caso de Barra do Choça, a Secretaria de Infraestrutura do Estado encaminhará em breve uma equipe técnica ao local para realizar um estudo sobre as intervenções que precisam ser feitas na via. Emergencialmente, estamos realizando os trabalhos para recuperação da rodovia BA-265, trecho que liga Barra do Choça a Vitória da Conquista, por meio de ações de tapa-buracos. Já se encontra em execução o Programa de Recuperação de Estradas II (Premar), que vai requalificar mais de dois mil quilômetros de extensão, além de realizar manutenção dos trechos por cinco anos. O financiamento do Banco Mundial já está assegurado no valor de 200 milhões de dólares. Pretendemos até 2018 serão recuperados mais de 4 mil quilômetros de estradas.
 JD – Um dos mais sérios problemas vivenciados pela população de Barra do Choça é a criminalidade. Segundo dados extra-oficiais, somente em 2017 já foram 21 homicídios aqui no município [no início de novembro]. Município de apenas 36 mil habitantes. O que o Governo está fazendo para resolver este grave problema que afeta de modo direto a nossa população?
Rui –  Nós tratamos a segurança pública como uma prioridade de Governo. Entendemos que vivemos em um momento delicado, não apenas no Estado, mas em todo o País. Por isso mesmo estamos implantando Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em diversos municípios baianos, integrando as polícias militar, civil e técnica, de modo que as ações se tornem mais ágeis e efetivas. Outra ação implementada no interior são os Cicoms, Centro Integrado de Comunicação, que possibilita a comunicação rápida entre os diversos órgãos da Segurança Pública. A segurança na região sudoeste da Bahia também foi reforçada com a entrega, em março, de veículos e equipamentos para as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. Este ano foram entregues 23 viaturas para a PM, beneficiando os municípios de Potiraguá, Itapetinga, Cândido Sales e Vitória da Conquista. Outras 10 viaturas de Polícia Civil beneficiam os municípios de Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Cândido Sales, Vitória da Conquista, Itambé, Itapetinga, Itarantim e Macarani. Já o 7º Grupamento de Bombeiros Militares (GBM) recebeu dois veículos e um conjunto de desencarceramento, enquanto a Companhia Independente de Polícia Rodoviária de Brumado recebeu um caminhão guincho. Além de equipamentos e veículos, a sede de Vitória da Conquista ganhou as duas novas sedes das 77ª e 78ª Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM) e também do Destacamento Policial Militar (DPM) da 92ª CIPM.
JD – A saúde é outra importante área que vem apresentando uma série de problemas para a população, como o atendimento no Hospital Municipal, falta de remédios na Farmácia Básica, dentre outros. O que o governo do Estado tem feito para minimizar estes problemas?
Rui – Sabemos das dificuldades da população do interior baiano em obter um atendimento mais rápido. Muitas vezes, é necessário se deslocar para a capital a fim de realizar exames de média e alta complexidade. É por isso que estamos iniciando um amplo projeto de regionalização da saúde, por meio dos consórcios interfederativos de saúde, através dos quais tem sido firmados convênios envolvendo o Estado da Bahia e os municípios para a implantação de Policlínicas Regionais de Saúde. Até o final de dezembro, as quatro primeiras policlínicas já estarão em operação, duas das quais – em Guanambi e Teixeira de Freitas – foram inauguradas recentemente. Na região de Barra do Choça, também estaremos implantando uma Policlínica de Saúde, onde a população dos municípios da região poderão realizar exames de alta e média complexidade, em 18 especialidades médicas. Ainda não definimos o local que será implantada a Policlínica, para isso estamos em conversação com os prefeitos locais que participam do consórcio de saúde. Além disso, estamos reforçando o atendimento no interior por meio da construção de novos hospitais e reforma dos hospitais existentes.
JD – Durante a sua campanha, o senhor afirmou que iria implantar um grande projeto de esgotamento sanitário nos municípios cujo território contivesse mananciais hídricos voltados para o abastecimento humano. Barra do Choça abastece com as águas de suas nascentes aproximadamente 500 mil habitantes, incluindo o município de Vitória da Conquista. Existe algum projeto em andamento, voltado para a implantação do sistema de esgotamento sanitário aqui no município?
Rui – A elaboração do projeto básico para implantação do sistema de esgotamento sanitário da sede municipal de Barra do Choça encontra-se em andamento, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2018. O projeto é o primeiro passo para a execução do planejamento da obra, que ainda não tem data prevista para ser executado.
JD –  Hoje o Governo do Estado está representado em Barra do Choça pelo grupo do atual prefeito Adiodato Araújo, ou pelo grupo do ex-prefeito Oberdam Rocha? Como conciliar posições políticas tão antagônicas?
Rui – Como governo, nós temos nossas alianças partidárias e um alinhamento ideológico com os grupos que formam a esquerda. No entanto, enquanto gestor público, precisamos ter a sabedoria de governar para todos. Sempre pautei minhas ações mantendo uma relação madura com as prefeituras, inclusive as de oposição. Da minha parte, tenho plena consciência da necessidade de trabalhar sem levar em conta o partidarismo, independente da filiação do gestor de cada município. Não faço nenhum tipo de diferença no tratamento, e eu espero reciprocidade, para que as ações que sejam do interesse da gestão municipal ou do Estado ganhem celeridade e beneficiem o povo.

Curta e Compartilhe.


Leia Também