Blog do Jorge Amorim

Jornal do Dária – Sindicatos de Barra do Choça entram em rota de colisão com gestão Adiodato Araújo

As entidades sindicais que representam as duas principais categorias profissionais do município têm enfrentado  grandes dificuldades nas negociações diante da gestão do atual prefeito Adiodato José de Araújo

As entidades sindicais que representam as duas principais categorias profissionais do município têm enfrentado grandes dificuldades nas negociações diante da gestão do atual prefeito Adiodato José de Araújo. Tanto o Sindicato dos Professores (SIMPROBAC), quanto o Sindicato dos Servidores (SINSEB), encontraram enormes resistências por parte do prefeito e de sua equipe de governo no desenrolar das negociações. Seja envolvendo reajustes salariais, seja em questões administrativas ligadas aos servidores e professores, não tem sido fácil a vida dos sindicalistas no governo cujo lema é “Um novo Tempo”.
A luta continua – A equipe entrevistou alguns professores e servidores municipais para avaliarem a conjuntura atual do sindicalismo no município de Barra do Choça. Mesmo com as dificuldades enfrentadas, é consenso entre os entrevistados que se manterão firmes na luta pelos seus direitos enquanto trabalhadores.
Para a professora Isabel Cristina Rodrigues, a representatividade sindical dos professores municipais está atuando com dificuldades, em virtude da ausência da carta sindical, a qual está em processo de liberação. “Esse contexto tem afetado frontalmente a legitimidade do sindicato na sua articulação em ações legais e políticas no município de Barra do Choça”, afirmou. Apesar disso, segundo ela, o sindicato é muito mais do que uma carta sindical, é a reunião de trabalhadores em prol de um interesse coletivo. “Reconheço que a demora da validação da carta sindical do SIMPROBAC tem questionado sua legalidade, porém a sua força ainda é grande. Considero um ‘vulcão adormecido’ pelas circunstâncias, mas que virá à tona em breve, com a saída da carta”, disse. 
Uma das medidas mais drásticas tomadas pela Gestão Municipal foi desautorizar a liberação dos professores que fazem parte da direção do SIMPROBAC. Desse modo, por meio de um decreto, o prefeito Adiodato Araújo deixava claro o não reconhecimento da entidade, em razão da inexistência da carta sindical. “Dessa forma, nenhum repasse [financeiro] está sendo feito, mas nós continuamos o nosso trabalho, seja com panfletagem, carro de som, na rádio, enfim, estamos continuando com a nossa caminhada”, disse o diretor do Sindicato dos Professores, José Francisco. Segundo ele, o sindicato está sendo perseguido pelo gestor. “Nós entendemos que o gestor partiu com uma perseguição ao movimento sindical. O prefeito Adiodato [Araújo] avança em ataque a uma entidade sindical porque, de fato, não respeita a democracia, e o que nós entendemos como democracia é o respeito às manifestações”, enfatizou.
Quem também comunga com esta opinião é o presidente do SINSEB, Almir Rogerio Leite, recém-empossado à frente da entidade. Para ele, houve uma clara mudança na forma como a gestão municipal passou a tratar os servidores. “Por mais que houvesse os erros, por mais que tivesse seus problemas no passado, na gestão passada, sempre houve a luta sindical e os sindicatos alcançavam a vitória na questão salarial, nos benefícios, nas lutas em favor do servidor, foram alcançadas”, avaliou. Segundo o dirigente sindical, até então, os sindicatos eram respeitados pelos gestores anteriores. “A amostra maior é o SIMPROBAC, o Sindicato dos Professores, que estava ai por 13 anos operando, lutando pela carta sindical e os prefeitos anteriores, respeitaram a entidade e não fizeram o que esse atual prefeito fez. Para mim, ele foi desrespeitoso com o servidor, sim, uma vez que nós temos vídeos e áudios dele nas redes sociais, em que ele fala em campanha que andaria de mãos dadas com o professor, também com o servidor e, no entanto ataca desta forma, então pra mim houve uma mudança drástica”, acredita.
A importância de existir um sindicato que defenda a causa de um trabalhador, é, primeiramente, porque um trabalhador sozinho não tem voz. Por mais que ele tente lutar por diretos, ele pode deixar de adquirir esses direitos, porque não tem força sozinho. A importância do sindicato, a união dos servidores e a união dos trabalhadores, seja um sindicato para servidor público ou qualquer outro tipo de sindicato, é a união de pessoas lutando pelo bem comum, lutando pelo mesmo objetivo.  *Jornal do Dária

Curta e Compartilhe.


Leia Também