Blog do Jorge Amorim

Após chuvas, toneladas de entulho fazem ponte do rio Catolé ‘desaparecer’

Uma cena tem chamado a atenção das pessoas que tem passado pela estrada que liga Barra do Choça à região das Baixas das Taquaras, a ponte do Rio Catolé simplesmente desapareceu. Coberta por pedras, areia e entulhos, conhecida como a ponte do “Rio da passagem”, não existe mais.O problema ocorreu devido uma ação equivocada da prefeitura municipal em tentar cobrir uma voçoroca com materiais soltos (pedras e entulhos). Os moradores também deram a sua contribuição, o local é usado como descarte de lixo, restos de construções e animais mortos. Por consequência disso, com as chuvas que caíram nos últimos dias, todo este material foi parar no Rio Catolé.
Os danos ambientais desta ação são irreparáveis. Toneladas deste material estão espalhados ao longo do rio, comprometendo consideravelmente o fluxo das águas, causando danos à fauna e flora da região. A quantidade de material alojado no fundo do rio impediu a passagem da água fazendo com que transbordasse, dificultando a passagem de pessoas pela ponte.De acordo informações de moradores da região, nos dias em que ocorreram as chuvas, o transporte escolar, motos e carros pequenos não puderam passar pelo local, obrigando-os a buscar outro acesso.

Segundo um ambientalista do município, não se deveria ter jogado material solto (entulho sem compactar) naquela área. Haveria necessidade de um projeto de contenção, com critérios técnicos e acima de tudo com responsabilidade ambiental, haja vista que os cuidados devem ser redobrados quando se trata de um rio.O Rio Catolé nasce na região do Mocambo. Passa pela fazenda da Cofarma (região do Maracujá), desce pela área do antigo Clube (Águas do Catolé),  se juntam com outros afluentes e formam o Catolé Grande. Neste rio será construído a Barragem que abastecerá Vitória da Conquista.Cabe neste caso uma mobilização popular em prol de medidas por parte do poder público, que venha minimizar os danos causados causados ao meio ambiente. O Blog do Jorge Amorim tentou entrar em contato com a Secretaria de Infraestrutura, mas não conseguiu contactar com o secretário Nilson Gomes.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também