Blog do Jorge Amorim

Jornal do Dária: da dúvida, à transformação! – por José Amorim

 “O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar e, procurando, podemos achar a verdade”. Que renovemos nosso espírito questionador da realidade, buscando sempre a sua transformação em razão de todos. Um grande abraço e uma ótima leitura! 

Direção, professores e funcionários do Colégio Dária Viana em noite de lançamento
Mais uma vez o desafio se manteve: produzir um jornal impresso com as turmas do noturno. Chegar aos resultados aqui alcançados é uma tarefa descomunal. Sem nenhum exagero, ouso dizer que é um dos maiores desafios que já enfrentei, seja na educação, seja no jornalismo. Mas, como dizia o Capitão Nascimento, um carismático personagem do filme Tropa de Elite: “Missão dada parceiro, é missão cumprida!”. Isso mesmo: chegamos ao fim de mais uma missão. Desta vez, ampliando a quantidade de temas e propondo a participação, também de uma turma de 1º ano. Todos os temas, repito: TODOS os temas, foram escolhidos pelos alunos.

Os resultados desse desafio, que é principalmente dos alunos, você encontra ao longo destas 12 páginas editoriais. São temas do universo cotidiano dos jovens que participaram da sua produção. Para que se tenha uma idéia de como é organizado o trabalho, inicialmente há uma sensibilização das turmas sobre a importância do jornal. Em seguida, já com a aceitação dos alunos, inicia-se a divisão das editorias e as reuniões de pauta. Cada turma fica responsável por uma editoria. Neste ano, por sugestão dos próprios alunos, tivemos as editorias: opinião, economia, variedades (esportes, cultura, lazer), meio ambiente, cidade, movimentos sociais, tecnologia e redes sociais e temas importantes (saúde, educação, segurança).

José Amorim – professor, jornalista e idealizador do jornal do Dária em Barra do Choça 
A partir do sorteio das editorias, partimos para as reuniões de pauta, momento durante o qual os alunos expõem suas sugestões de temas que deverão ser objeto de matérias no jornal. Em seguida, eles vão a campo fazer entrevistas, fotos, pesquisas para a redação do texto a ser entregue ao professor. Com as devidas correções e complementações solicitadas parte-se, finalmente, para a diagramação do jornal. Nossa matéria de capa é uma entrevista com o governador do Estado da Bahia, Rui Costa. O governador recebeu gentilmente a dupla de repórteres (Karina e Ualas) para conceder-lhes a entrevista que estampa a terceira página desta edição. No jornalismo, chamamos a isso de uma “exclusiva”, quando a fonte dá uma entrevista apenas para um determinado veículo. Um grande feito, sem dúvida!
Em agosto, ao ministrar uma palestra sobre o tema Educomunicação no 2º Seminário de Educomunicação, vinculado aos projetos Eco Kids e Eco Teens, na UFBA, em Vitória da Conquista, o Jornal do Dária, chamou a atenção de Fabiana Santos, pesquisadora do Curso de Comunicação Social da UESB. A estudante de jornalismo passou a desenvolver uma pesquisa acadêmica envolvendo o jornal. Uma grande satisfação para nós e para os alunos sabermos que o impresso também desperta interesse da Academia. Adotar o jornal impresso como uma prática de aprendizagem no ensino de Geografia é uma das atividades vinculadas à educomunicação, cujos frutos têm sido gerados no Colégio Dária Viana ao longo destes três últimos anos.
Após quinze longos dias de trabalho intenso, algumas madrugadas insones, finais de semana inteiros dedicados à produção do jornal, e muita cafeína (manter a atenção por prolongados períodos não é fácil!) finalmente, na noite do dia 06 de dezembro, concluí a diagramação desta terceira edição. Talvez para muitos seja algo de relativa simplicidade. Para mim, no entanto, considero um feito grandioso, pois completa um planejamento iniciado logo no começo do ano, durante a Jornada Pedagógica, durante a qual, a direção do Colégio Dária Viana reafirmou a decisão de garantir mais uma edição do impresso. 
Espero que você, caro leitor, aprecie o jornal, entendendo-o como parte de um projeto que envolveu mais de 200 alunos da rede pública estadual de ensino. Despertamos muitas dúvidas, encontramos algumas respostas, mas o principal objetivo foi alcançado: os erros e os acertos, encontrados ao longo do caminho, fazem parte da atividade educacional, ampliando e garantindo a firmeza do aprendizado. Nas palavras do filósofo francês Pierre Abelard: “O começo da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos a questionar e, procurando, podemos achar a verdade”. Que renovemos nosso espírito questionador da realidade, buscando sempre a sua transformação em razão de todos. Um grande abraço e uma ótima leitura! 
* José Amorim da Silva Filho é professor de Geografia do Colégio Dária Viana. Especialista em Geografia é também formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UESB e é um apaixonado pela Educomuniação (o encontro da educação e da comunicação, multimídia, colaborativa e interdisciplinar). Quer receber o seu LIGUE (77) 99908-5550

Curta e Compartilhe.


Leia Também