Ensaio com corpo pintado de glitter é uma forma de empoderamento feminino

Um grupo de mulheres que se conheceu no Facebook criou um projeto de empoderamento feminino que está dando o que falar na Austrália. Elas escolhem um cenário ou um tema, se reúnem, tiram a roupa e, usando apenas glitter e alguns acessórios, fazem lindas fotos para mostrar a beleza de todos os corpos e mulheres.

O grupo, que recebeu o nome de “Positively Glittered” (algo como Positivamente Brilhantes, em uma tradução livre para português), já é conhecido nas redes sociais e a hashtag #positivelyglittered tem centenas de posts no Instagram. O ensaio mais recente essas mulheres com os corpos pintados com glitter  foi feito em outubro e teve como tema “Priscila – A Rainha do Deserto”.

Segundo informações do “Daily Mail Australia”, essas mulheres tem como objetivo encorajar outras a aceitarem seus corpos como eles são e defendem que é preciso de sentir bonita sob a pele que têm. Por isso a opção de fazerem as fotos nuas. Há imagens em que algumas mulheres usam acessórios como chapéus, véus, botas ou coroas, mas nada de roupa.

Algumas mulheres usaram acessórios nas fotos no deserto
A fotógrafa responsável pelos ensaios – já foram quatro até agora – é Jill Kerswill, e em entrevista ao jornal dá detalhes do clima das fotos. Ela diz que não é fácil para as mulheres tirarem a roupa, mas perceber as outras ao redor é um incentivo. “Sempre que fazemos esse tipo de ensaio, em algum momento as mulheres hesitam em tirar a roupa. Elas tocam a barriga ou tentam levantar os seios porque isso é algo que está no consciente. Então elas olham ao redor e veem mulheres com barrigas e seios a mostra e, de repente, os medos vão embora”, fala a fotógrafa. 
Clima 'Priscila - A Rainha do Deserto' para ensaio mais recente do grupo

O ensaio ajuda as participantes a encararem melhor seus corpos e também quem está de roupa, como fotógrafa. “Estar envolvida com isso realmente tem me ajudado a lidar com as minhas próprias inseguranças em relação ao meu corpo”, comenta Jill.

“Observar essas mulheres relaxarem em seu estado mais vulnerável, ver estranhas se tornando amigas. São coisas que todos deveriam vivenciar”, completa a profissional. *iG

Leia também: Bumbum de fora! Ensaio fotográfico quer mostrar a diversidade da beleza feminina

Para o ensaio do deserto foram reunidas 6 mulheres, entre elas uma grávida. O cenário foi uma propriedade na zona rural de Queensland. O próximo ensaio com os corpos pintados com glitter já tem data marcada, dia 3 de dezembro, e está sendo organizado pelo perfil do grupo no Facebook.