Blog do Jorge Amorim

De defasagem à referência: Caraíbas comemora avanço na Educação em último encontro do PACTO PELA EDUCAÇÃO.

Ex-secretário Ricardo Amorim a frente da secretaria de Educação de Caraíbas,  mais uma conquista…

Os avanços proporcionadas na área da Educação estão cada vez mais visíveis em Caraíbas. O governo municipal vem investindo, sobretudo, no ensino infantil, tendo em vista que uma base reforçada, nesta fase, resulta num desenvolvimento muito maior e mais rápido por parte do aluno, em toda sua vida escolar. O suporte para a realização deste trabalho, vem da Secretaria de Educação e do programa “Pacto Pela Educação”, que retorna com excelentes resultados, depois de algum tempo sem atenção.
É que nos últimos 4 anos, o município era considerado como defasado, no sentido de não estar presente, de não participar ativamente do programa e de não realizar a formação dos professores. Mas com a nova gestão, e uma nova equipe em ação, a situação mudou em apenas 10 meses. De defasado e ausente, Caraíbas ganhou o título de referência, entre os 23 municípios da região que também aderiram ao Pacto.“O objetivo do programa é  garantir  a alfabetização das crianças até os 8 anos  de idade. A metodologia do Pacto é fantástica, o aluno aprende de forma lúdica e prazerosa. Além disso, o programa possibilita ao professor aperfeiçoar sua prática, buscando novos caminhos para a alfabetização”, afirmou Telma Santos, que coordena o programa ao lado das professoras Cristiane Santos e Eliene Silveira.

Segundo Cristiane, “É fundamental que a Criança seja alfabetizada na idade certa. Pensando nesse desafio, o município  de Caraíbas aderiu ao Programa Pacto.
Enfrentamos muitas dificuldades  desde a adesão, não  encontramos documentos, pois esse é  um programa que exige responsabilidade, compromisso, dedicação. Mas com a parceria entre Gestor Municipal, Secretaria de Educação, família e professores estamos conseguindo dar grandes passos para que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa e assim tenham suas  oportunidades e seus  direitos garantidos.” ASCOM/Prefeitura Caríbas


O último encontro do Pacto, deste ano, aconteceu nesta sexta-feira (10) no auditório do CEC e contou com a presença de todos os professores da educação infantil, diretores, coordenadores, vereadores e do prefeito Jones Coelho.

“Estou ciente das dificuldades encontradas no início dessa jornada por toda equipe escolar, mas é como diz a frase: “Mire o sol, se errar, vai acertar as estrelas.” É assim que precisamos agir, pensando grande. Muitas vezes bate a angústia, aquela vontade de resolver tudo na hora, mas é necessário esperar. Tenho certeza que conseguiremos ter em Caraíbas uma educação de primeira qualidade, pois já estamos dando os passos para isso,” afirmou o prefeito.


Para o secretário de Educação,  Ricardo Amorim, EQUIPE é a palavra-chave para alcançar o sucesso: “Temos observado as dificuldades que os municípios próximos tem passado. E isso é resultado de uma equipe mal escalada. Quando a equipe é fraca os resultados não vêm. E este ano, apesar do estado lamentável em que recebemos o município, nós conseguimos entrar nos eixos, graças à equipe montada na secretaria de Educação que tem me ajudado muito. E tenho certeza que o próximo ano será de conquistas ainda maiores”, ressaltou.

Durante o encontro, Pablo Davi, de 7 anos, aluno da professora Eliene Silveira, na Escola Francisco Melvino, pediu para ler um dos livros do programa, mostrando que as estratégias propostas pelo PACTO já estão rendendo frutos.

 


Dia 21 ainda de Novembro a equipe do PACTO estará em Vitória da Conquista realizando um seminário, com a presença de todos representantes dos outros municípios do Núcleo e mostrando tudo o que foi feito durante o ano. A Formação para os professores de Caraíbas volta em 2018.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também