Blog do Jorge Amorim

Vídeo: celular causa explosão em posto de gasolina – Saiba a verdade

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a explosão de um carro, supostamente causada pelo uso de celular durante o abastecimento do veículo, tem deixado muita gente em alerta e paranoica. O vídeo, obtido das câmeras de segurança do posto de gasolina, é bastante rápido e não mostra a real causa da explosão e deixa uma pergunta no ar: será que usar o celular enquanto se abastece o carro pode causar uma explosão?

Verificação dos fatos –  A explosão do posto de gasolina gravado no vídeo não foi causado pelo uso de celular e sim pela explosão do cilindro do Gás Natural Veicular – GNV.

Será verdade que usar celular causa explosão em posto de gasolina?

O lamentável acidente ocorreu no dia 08/04/2017, em um posto de gasolina de Colubandê, São Gonçalo, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, resultando na morte de Érica Lima, 27 anos e, ainda, deixou mais 2 pessoas feridas, incluindo o seu marido, Jorge Siqueira de Souza, que foi internado no Hospital Estadual Alberto Torres.

Ou seja, o acidente foi causado pelo cilindro de GNV defeituoso. Entretanto, para Wesley Pinheiro, bombeiro, consultor e técnico de segurança e diretor da Fire Service do Brasil, uma das maiores empresas de formação de brigada de incêndio do país, não há o que temer em relação ao uso de cilindros de GNV.

De acordo com o especialista, os acidentes que acontecem com explosões normalmente são evidenciados por cilindros remanufaturados ou com reteste vencido. Sobre o acidente ocorrido em São Gonçalo, Wesley revela que é possível evitar.  *OSGonçalo

“Para prevenir acidentes desse tipo, a pessoa tem que parar o carro na faixa indicada do posto, desligar o automóvel e as fontes de energia (rádio e farol), desembarcar todos, ir para frente do veículo e se distanciar do carro, pois na traseira é onde normalmente fica instalado o cilindro…”, explicou.


Curta e Compartilhe.


Leia Também