Blog do Jorge Amorim

Herzem Gusmão, “aventureiro” e “coronel calça-curta”, diz Arlindo Rebouças em entrevista

Transcrição dos principais pontos da entrevista de ; ex-aliado 

Resultado de imagem para arlindo rebouças
Arlindo Rebouças (E) jogou pesado nas críticas e denúncias contra o prefeito Herzem Gusmão (D)

Imagem: Acervo/divulgação

Um verdadeiro “bombardeio”. Assim pode ser definida a entrevista do ex-secretário municipal de Agricultura de Vitória da Conquista, Arlindo Rebouças, (ex-PSDB) ao Deusdete Dias, na Rádio Brasil FM, nesta quinta-feira, 5. 

Exonerado da pasta, após 5 meses na gestão do prefeito Herzem Gusmão (PMDB), Rebouças não poupou críticas ao recém-aliado – a quem chama de aventureiro – e destilou uma série de críticas e denúncias contra a administração. São denúncias graves, como a de “apadrinhados do prefeito” que recebem sem trabalhar, desde que foram nomeados, em fevereiro. Herzem não se manifestou até o momento.

SOBRE A ELEIÇÃO DE HERZEM – “…Aquela sede do povo, em fazer a mudança era grande e aí, não analisou os candidatos, a qualidade dos candidatos, e aí cometeu esse erro, e está pagando caro agora…”
EXONERAÇÃO – “… Minha saída não teve nada a ver com o partido (PSDB). Há dois meses, antes da exoneração, eu estive com ele (Herzem). Me chamou e falou: Olha, o partido aqui mudou a direção e está pedindo os cargos. Ele pode até falar que não disse, mas vindo dele qualquer coisa é válido. Disse que eu não iria sair. Dois meses depois aconteceu o inverso…” Sudoeste Digital
‘AVENTUREIRO’ – “… A grande queixa dele é que eu aí candidato (a prefeito nas eleições de 2016). Eu alertei a comunidade no programa eleitoral. Ele administrou o que? Quando? Onde? Nada. Uma cidade do tamanho de Vitória da Conquista não se pode dar para qualquer um aventureiro. Infelizmente ele não se preparou. Pensou que iria resolver as coisas pelo microfone, como fazia na rádio…”
DONO DA CIDADE – “… A diferença do radialista para o prefeito é que, o que vem na cabeça do radialista ele fala, já o prefeito tem que pensar várias vezes antes de falar. E ele, até hoje, continua sendo radialista. Ele acha que é dono da cidade, administrando naqueles (tempos) antigos, dos coronéis, dos ‘calça-curta’. Ele não sabe administrar, porque nunca administrou nada e também não é surpresa…”
RECEBENDO SEM TRABALHAR – “… As secretarias: uma Torre de Babel. Pessoas boas nos lugares errados. Tem gente que foi nomeado em fevereiro, já estamos em outubro, está recebendo e até hoje não compareceu para se apresentar. Mas é apadrinhado do prefeito…”
IRRESPONSÁVEL – “…Ele (Herzem) me chamou na prefeitura e (disse): Você foi irresponsável, você e Marcelo (Marcelo Melo, vice na chapa de Arlindo). Saíram candidatos e eu poderia ter ganho no primeiro turno. Eu falei: você ganhou no segundo turno porque te apoiei. E ele: É, o PSDB pediu o cargo e eu vou prestigiar o partido. Prestigiar por que? Será que foi de graça esse prestígio?…”
MEDO – “… Eu tenho medo de ele fazer igual Nero. (N.R. Nero, um dos imperadores mais polêmicos do Império Romano, com fama de violento e desequilibrado. O que mais marcou a história de Nero foi o caso do incêndio que destruiu parte da cidade de Roma, no ano de 64. Porém, de acordo com alguns historiadores, não é certa a responsabilidade de Nero pelo incidente.)…”
 
CONFUSOTÓRIO DO GANCHO – “… Aquilo ali, na rua do Gancho ((proibição de parada de ônibus na rua do Gancho), é coisa de gente que não pensa. nem cidade pequena faz isso. Ele montou um governo, com raras exceções, que fazem o que o prefeito manda. Se mandar pular de um prédio, pula. E isso é que é o perigo. Se você é um péssimo administrador e faz uma equipe ruim, a coisa não anda..”
GUILHERME – “… Ele diz que rompeu com Guilherme, mas não é verdade. Guilherme que rompeu com ele. Por que? Porque na época eu era oposição, fiquei no governo de Guilherme por quatro meses e depois saí e ele, (Herzem) todos os dias me ‘batia’ na rádio.  Por que? Porque ele recebia, na época, R$37 mil por mês. O dia que Guilherme deixou de pagar, não prestou mais pra ele. Desse dia em diante ele passou a ser oposição de Guilherme…”
ESMERALDINO – “… Qual o secretário mais prestigiado no governo? Esmeraldino. Pois ele brigou e fez aquela confusão desnecessária com a Rota, brigou com as artesãos na praça (9 de Novembro), brigou com locutores (que anunciam produtos em lojas), quer colocar ‘calçolas’ (fraldas) nos animais de carroça, quer criar a taxa de lixo, acabando com o estacionamento no centro da cidade e com o comércio…”

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também