Blog do Jorge Amorim

Respeito ao Professor – EU APOIO

Por: José Amorim

        Nenhum texto alternativo automático disponível.

O professor do seu filho é, antes de tudo, um importante parceiro na educação que ele recebe. Na lida diária com os alunos em sala de aula, percebo (cada dia um pouco mais) o quanto nós professores temos que lutar contra tantos desafios. Utilizando um dito popular: “Nadando contra a corrente”, fazendo diariamente um incessante trabalho de “lapidação” de joias brutas que adentram pela sala de aula nos três turnos diários aos quais muitos de nós (inclusive eu) nos submetemos para execermos a nossa profissão.

Profissão nobre, talvez a mais importante de todas, sem falsa modéstia. Somos duplamente necessários para a sociedade em que vivemos. Primeiro, para lecionarmos a lógica matemática, os encantos da gramática e da literatura, a geografia e sua espacialidade, a história e a dinâmica das sociedades ao longo do tempo, a filosofia e os saberes contestadores, as ciências e suas experimentações diversas, os encantos das artes e da cultura, dentre tantos outros saberes básicos, necessários à formação humana. Em segundo, e não menos importante, realizamos no cotidiano da sala de aula, o papel de pais (muitas vezes ausentes) e de conselheiros (quantos diálogos são necessários numa única aula!!!).

A imagem pode conter: textoComo não mencionar o papel de liderança em momentos em que algumas turmas começam a perder o rumo, ou o papel de “mecenas” ao custear com os seus próprios recursos materiais e ações que deveriam ser geridos pelo Estado. Como não lembrar do papel de psicólogo, quando muitos problemas afetam a vida dos nossos alunos. Infelizmente, nações como o Brasil ainda não se deram conta de que quaisquer mudanças que tornem possível solucionar o caos em que se encontra a nossa sociedade, só serão possíveis com a real valorização da educação.

E valorizar a educação, começa, sobretudo, com a valorização do professor. Valorizar o professor inclui remunerá-lo com bons salários, é claro! Mas isso só, não basta. Também são necessárias as condições mínimas de trabalho que incluem, dentre tantas coisas, materiais, infraestrutura e recursos pedagógicos. A valorização passa, sobretudo, pela mudança na forma como a sociedade enxerga essa importante mas, ao mesmo tempo, difícil profissão. Sem isso, estaremos fadados à contínua ampliação dos problemas que afligem a nossa sociedade. Parafraseando Euclides da Cunha: “O professor é, antes de tudo, um forte!


Curta e Compartilhe.


Leia Também