Blog do Jorge Amorim

Extinção do Espaço Cultural João Caranha revolta moradores; “Uma afronta aquele que tão bem representou a cultura de Barra do Choça”, diz professor

Por:José Amorim

Há 15 anos nascia um projeto que traria profunda contribuição para o fomento à cultura e às artes de Barra do Choça. Idealizado pela então secretária de educação Neuza Ramos, o Espaço Cultural João Caranha proporcionou aos jovens, a possibilidade de aprenderem e/ou aperfeiçoarem seus dons artísticos e culturais.

Na época, eu, José Amorim, era o coordenador geral da Secretaria de Educação e tive a honra e enorme responsabilidade de elaborar o projeto e executá-lo tendo em vista a proposta defendida pela gestão do então prefeito Oberdam Rocha. Foram meses de trabalho que se iniciou na escolha do local mais adequado para abrigar um projeto tão importante.

A escolha perfeita foi o casarão da senhora Maria de Lourdes (Dona Didi) esposa do ex-prefeito Israel Tavares Viana. Após os acertos burocráticos, reestruturamos o casarão para abrigar as diversas oficinas de pintura em tela, teclado, canto coral, marcenaria e também ser um local para abrigar o acervo cultural do município.

Nenhum texto alternativo automático disponível.

O Espaço Cultural recebeu o nome do maior expoente da poesia de Barra do choça. O poeta popular João Machi, conhecido popularmente como João Caranha. Tive a honra de visitá-lo e apresentar-lhe as justificativas para batizar o local com o seu nome. A alegria do senhor João Caranha e de sua família é indescritível.

Na cerimônia de inauguração, em 2002, eu e Jorge Amorim fomos buscá-lo para participar da bela homenagem que aconteceu na praça em frente ao Espaço Cultural. Uma homenagem em vida, como os poetas e os artistas merecem. No mesmo ano, realizamos a Sétima Edição da Semana de Cultura, que naquele ano teve como tema o Espaço Cultural.03-12-2010-09-49-44 A imagem abaixo é do troféu entregue aos artistas vencedores, confeccionado pelo saudoso artista Dão Barros.  15 anos após esses acontecimentos, recebemos a notícia de que o Espaço Cultural mudou de local e perdeu o nome do poeta. Quanto ao espaço físico , creio que talvez já há algum tempo o local não dava conta de abrigar todos os alunos e atividades. Havia a necessidade, talvez, de buscar um local mais adequado. Oferecer novos cursos e o acesso à cultura através dos livros é louvável.

No entanto, retirar o nome do poeta João Caranha do Espaço Cultural é, no mínimo, uma afronta à memória cultural do município. Uma desonra aquele que tão bem representou a cultura de Barra do Choça.  Para aqueles que não conhecem e não valorizam a cultura e as tradições locais, talvez não seja nada demais. Para aqueles, porém, que vivenciaram e, de algum modo, deram a sua contribuição para a cultura de Barra do Choça, resta o sentimento de perda. Retrocesso é como se pode definir o momento atual.


Curta e Compartilhe.


Leia Também