Blog do Jorge Amorim

Deputado quer “cavalo de lata” no lugar das carroças na Bahia

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia um projeto n° 21.063/2015 para implantação do Programa Cavalo de Lata em todo o estado da Bahia. De acordo com o parlamentar, o intuito do projeto é substituir as carroças movidas a cavalos, jegues, entre outros animais por uma estrutura metálica com carroceria, um veículo semelhante a uma bicicleta totalmente elétrica, preparada para suportar grandes cargas.

O projeto não pretende colocar em pauta o trabalho dos catadores, que é muito importante, mas sim oferecer maior segurança a todos os carroceiros, motoristas, pedestres, e principalmente aos animais que ficam expostos e são os mais prejudicados por isso. Alguns são levados a tamanho esforço físico que podem ser acometidos por exaustão ou até mesmo a morte”, repudia Marcell.

De acordo com parlamentar, as peças destes “cavalos de lata” serão retiradas de motocicletas que estavam danificadas em oficinas. “Além disso, o veículo é híbrido, podendo ser movido através do pedal ou do motor elétrico. Sua estrutura metálica com carroceria para levar o lixo, foi criada com a finalidade de acabar com a exploração dos animais e qualificar o trabalho dos catadores. Uma ideia incrível para melhorar a vida destes trabalhadores e diminuir o esforço e a crueldade com os animais, conscientizando também as pessoas, pois animais são seres vivos que sentem fome, frio e medo como nós seres humanos e merecem respeito acima de tudo” afirma Marcell.

Blog do Rodrigo Ferraz


Curta e Compartilhe.


Leia Também