Blog do Jorge Amorim

Vitória da Conquista chega a 17 assassinatos em 27 dias e caminha para novo recorde de violência

Foto Homicídio
Maioria das pessoas assassinadas é de adolescentes e jovens negros da periferia

Em 2015, foram registrados 139 homicídios em Vitória da Conquista, uma média de 11,58 assassinatos por mês. Novembro foi o pior mês daquele ano, com 19 mortes, ou um assassinato a cada 36 horas. Este mês de janeiro dá sinais de que os números serão facilmente passados para trás, para lamento da cidade. Até o fechamento desta matéria, já ocorreram 17 mortes em Conquista, incluindo a execução da pastora Marcilene Oliveira Sampaio e sua sobrinha Ana Cristina Santos Sampaio, no dia 20. (Os três acusados desses crimes estão presos, incluindo o “pastor” Edimar Brito, apontado como o mandante). Como em novembro de 2015, a média em janeiro é de um assassinato a cada 36 horas, aproximadamente, com a diferença de que ainda faltam quatro dias para o mês acabar.

Os números de janeiro trazem à lembrança, mais uma vez, declaração, feita no início do ano passado, pelo titular da Delegacia de Homicídios, Neuberto Costa, de que redução e crescimento da violência em Vitória da Conquista se alternam ano a ano. Em entrevista à repórter da Rádio Clube, Mônica Cajaíba, no dia 19 de janeiro de 2015, o delegado disse, referindo-se à sua expectativa sobre a quantidade de homicídios em 2015: “Pretendemos registrar uma nova redução, haja vista que em 2014 teve um aumento significativo, mas em 2013 houve uma redução. Ou seja, estamos alternando os anos: temos anos de aumento e anos de redução”. Até agora, lamentavelmente, a avaliação do delegado vem se confirmando e 2016 projeta ser um ano mais violento que 2015, quando os homicídios foram reduzidos em 14% ante os números de 2014.

O governador Rui Costa chega a Conquista na sexta-feira, 29. Ao invés de salamaleques e conversas sobre disputa eleitoral, as autoridades municipais e representantes da sociedade civil, têm a obrigação de tratar com o governador sobre segurança pública. Se Rui Costa não vier a Conquista para, pelo menos, autorizar a construção da Casa de Internação Provisória e Permanente, ou CASE (Comunidade de Atendimento Socioeducacional), que o prefeito Guilherme Menezes acha mais emergencial – e é – que o aeroporto, terá vindo apenas mostrar seu largo sorriso. O governador deve saber que o sorriso de Vitória da Conquista está amarelado e triste com a violência que ganhou destaque mundial esta semana, com a divulgação de estudo internacional que põe o município na 36ª posição em um ranking de violência que inclui todas as cidades do mundo com mais de 300 mil habitante. Blog de Giorlando Lima

PUBLI.03


Curta e Compartilhe.


Leia Também