Blog do Jorge Amorim

Polícia Federal prende responsáveis por site que pirateava filmes e séries

Casal que administrava o portal Mega Filmes HD foi preso em Cerquilho (Foto: Reprodução/Megafilmeshd.net)

 

O Departamento da Polícia Federal de Sorocaba (SP) deflagrou na manhã desta quarta-feira (18) a Operação Barba Negra, que desarticulou uma organização criminosa especializada na prática de crimes contra os direitos autorais pela internet. Segundo as investigações, o grupo gerenciava o site Mega Filmes HD, que oferecia um acervo com cerca de 150 mil filmes, documentários, séries de TV e shows. No portal, segundo a PF, os criminosos faziam transmissão de programas antes mesmo das estreias oficiais.

Uma estimativa da polícia aponta que o site tenha recebido 60 milhões de visitas por mês no primeiro semestre de 2015, das quais 85% eram de brasileiros e 15% de países como Portugal e Japão. Em apenas uma rede social, o portal tinha mais de 4,5 milhões de seguidores. A renda da organização criminosa vinha por conta da cobrança de publicidade exibida no site.

Duas pessoas foram presas e outras cinco foram levadas a unidades da PF para serem ouvidas e depois foram liberadas. Foram cumpridos 14 mandados judiciais – expedidos pela 1ª Vara Federal de Sorocaba – nas cidades de Cerquilho (SP), Campinas (SP) e Ipatinga (MG). São dois mandados de prisão temporária, cinco de condução coercitiva e quatro mandados de busca e apreensão.

As contas bancárias dos sete suspeitos de gerenciar o site foram bloqueadas pela Justiça a pedido da Polícia Federal. Os investigados serão indiciados pela prática de crimes de constituição de organização criminosa, com pena três a oito anos e multa, além de violação de direitos autorais com pena de dois a quatro anos e multa. (Fonte: G1)

OFERECIMENTO:

Montagem criada Bloggif


Curta e Compartilhe.


Leia Também