Blog do Jorge Amorim

SUDOESTE: Região pode registrar primeiro caso de morte da síndrome de Guillain-Barré

Acredita-se que vários vírus podem desencadear a doença, incluindo o Epstein Barr e o Zika, doença transmitida pelo mesmo mosquito da Dengue (Foto: EBC)

A Bahia já registrou 54 casos da síndrome de Guillain-Barré desde o início de 2015, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Os pacientes com a síndrome apresentam dores e fraquezas nas pernas de forma ascendente, que podem provocar paralisia nos músculos respiratórios.

O primeiro caso da doença, que só tem notificação compulsória para pacientes de até 15 anos, foi registrado na Bahia em maio deste ano. Não há dados relativos a 2014. Ainda de acordo com a Sesab, um paciente com Guillain-Barré morreu. Um outro óbito, que pode estar relacionado à síndrome, ainda está sendo investigado. A secretaria não divulgou mais informações sobre as vítimas.

Outro caso pode ter sido registrado na região de Vitória da Conquista. A servidora pública da Prefeitura Municipal de Cândido Sales, Sílvia Betânia Lacerda de Araújo, veio a óbito na última semana, após ficar internada na UTI do Hospital de Base de Conquista por 22 dias, com suspeita de Guillain-Barré. RODRIGO FERRAZ

OFERECIMENTO:

LEITE DA BARRA 3


Curta e Compartilhe.


Leia Também