Blog do Jorge Amorim

BAHIA: Eduardo Salles trata com secretário sobre situação de funcionários da extinta EBDA

COMISSAO AGRICULTURA 31 MAR 15
Milho subsidiado para alimentação animal também foi debatido

O deputado Eduardo Salles aproveitou a visita do secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, à Comissão de Agricultura da ALBA (Assembleia Legislativa da Bahia), nesta terça-feira (31), para perguntar ao chefe da pasta sobre o processo de recontratação dos funcionários da EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola), extinta na última reforma administrativa.

A preocupação do parlamentar é o que vai acontecer com os funcionários após o desligamento da EBDA, especialmente aos que ainda não têm idade para se aposentar. O secretário garantiu que os servidores serão contratados por outras autarquias estaduais. “Existem diversas formas de efetivação e serão estudadas caso a caso. Estamos estudando todas e não vamos prejudicar ninguém”, garantiu Jerônimo.

Outro ponto abordado por Eduardo Salles foi a necessidade de aproveitar os servidores aposentados e seus conhecimentos nas cadeias produtivas em que eles trabalharam e incorporá-los por meio de cooperativas para prestar assistência técnica nas regiões de seus conhecimentos. Jerônimo disse que essa estratégia já está sendo utilizada.

O parlamentar parabenizou o secretário pela sensibilidade com os servidores. “Assim se faz justiça porque esses funcionários dedicaram suas vidas em serviços prestados à EBDA e à agropecuária baiana”, disse o deputado.

Jerônimo explicou aos membros que a SDR deve priorizar as cadeias produtivas do leite, ovinocaprinocultura, apicultura, mandiocultura e cafeicultura, mas deixou em aberto a possibilidade de ampliar especificamente à agricultura familiar.

O parlamentar sugeriu a Jerônimo atenção também aos hortifruticultores, a exemplo dos citricultores do Território de Identidade do Litoral Norte, os cacauicultores do Sul e os produtores de guaraná do Baixo Sul. “Essas cadeias precisam de apoio”, alertou. Assessoria do Deputado Eduardo Salles


Curta e Compartilhe.


Leia Também