Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Carreta Oftalmológica realizará 800 atendimentos em Barra do Choça

oflatologicopopulação de Barra do Choça está sendo beneficiada pelas ações do programa Saúde em Movimento. Desde segunda-feira, dia 15 de setembro, até o próximo dia 18 de setembro, quinta-feira, os moradores da região receberão atendimento oftalmológico gratuito por meio da carreta oftalmológica.DSC_0155

A previsão é que sejam realizados 800 atendimentos. A ação possibilita, além do atendimento, a orientação e conscientização da população sobre a necessidade periódica de exames clínicos e laboratoriais que permitam o diagnóstico precoce de deficiências e doenças oftalmológicas, tais como: problemas de refração, presbiopia, catarata, glaucoma, etc. A carreta está em frente ao Posto de Saúde, no Centro, e o atendimento ao público ocorre das 8h às 18h. Todos devem levar o cartão do SUS e documento de identificação.

DSC_0164

A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Barra do Choça, através da Secretaria de Saúde. Uma das coordenadoras pela Secretaria de Saúde, Jaqueline Pedrita, explica que nos dois primeiros dias o atendimento foi direcionado aos adultos sendo, portanto, aberto a toda comunidade. Como são 200 atendimentos por dia, serão 400 pessoas beneficiadas. Ascom/PMBC

 Uma das coordenadoras pela Secretaria de Saúde, Jaqueline Pedrita, explica que nos dois primeiros dias o atendimento foi direcionado aos adultos sendo, portanto, aberto a toda comunidade.

Ela explica que a partir de quarta-feira, dia 17 de setembro, o atendimento será exclusivo para crianças em idade escolar, entre 7 e 14 anos. “Essas crianças foram triadas pelos professores que é quem tem contato com as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Serão 400 crianças das escolas da sede e da zona rural atendidas entre quarta e quinta-feira”, explica.

Além da consulta, o atendimento prevê a entrega da armação e da lente, que será encaminhada para a ótica do programa e encaminhada em um prazo de até 30 dias.

Além da consulta, o atendimento prevê a entrega da armação e da lente, que será encaminhada para a ótica do programa e encaminhada em um prazo de até 30 dias.

Além da consulta, o atendimento prevê a entrega da armação e da lente, que será encaminhada para a ótica do programa e encaminhada em um prazo de até 30 dias. A unidade móvel é equipada com consultório, recepção, sala de espera, raios X, periféricos, infraestrutura para esterilização do instrumental e laboratório de produção de óculos. Com essa estrutura poderão ser realizadas: consultas, tonometria, medida de refração ocular, fornecimento de óculos, diagnóstico precoce de patologias relacionadas à retina ou ao estado dos vasos (exame de fundo de olho), entre outros.

“A visão é fundamental para tudo que fazemos. Ter uma oportunidade como essa é muito importante”, afirmou Valdenice Santana de Andrade, moradora do bairro Primavera.

“A visão é fundamental para tudo que fazemos. Ter uma oportunidade como essa é muito importante”, afirmou Valdenice Santana de Andrade, moradora do bairro Primavera.

Para a maioria das pessoas atendidas, esta foi uma oportunidade de fazer a prevenção. “A visão é fundamental para tudo que fazemos. Ter uma oportunidade como essa é muito importante”, afirmou Valdenice Santana de Andrade, moradora do bairro Primavera.

Dona Maria dos Santos, de 52 anos, também fez a consulta e se diz satisfeita com o resultado. “Não tinha condições de fazer o exame. Mas já vinha sentido dores e dificuldade de enxergar. Agora já saio daqui com a armação e aguardo as lentes que virão em 30 dias”, revela.


Curta e Compartilhe.


Leia Também