Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Representantes de Barra do Choça participam de Conferências de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

A 1ª Conferência Macrorregional realizada em Conquista contou com representações dos 72 municípios que fazem parte da macrorregião em saúde de Vitória da Conquista. Durante o evento, foram escolhidos delegados e diretrizes para a etapa estadual e para a etapa nacional.

José Amorim e Agenor Oliveira, delegados de Barra do Choça, representarão a região na 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CEST Bahia), que será realizada em Salvador, entre os dias 23 e 25 de julho.

A 4ª CEST BA tem por objetivo propor a efetivação da Política Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no SUS, tendo como eixo principal a “Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNST) no Estado da Bahia”.

No final da semana passada, representando Barra do Choça, os delegados Aline Almeida, José Amorim e Agenor Oliveira participaram da 1ª Conferência Macrorregional Sudoeste de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em Vitória da Conquista. Essa etapa foi preparatória para a CEST Bahia.

20140711_182612

representando Barra do Choça, os delegados e Aline Almeida, José Amorim e Agenor Oliveira participaram da 1ª Conferência Macrorregional Sudoeste de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada em Vitória da Conquista.

 Entre os meses de maio e junho, cinco macrorregionais da Bahia realizaram suas conferências municipais para participarem do encontro em Salvador. Estas etapas contam com a participação de delegados dos municípios pertencentes a estas regiões, que discutem os quatro subeixos e constroem propostas para a macrorrregião, estado e união. Com informações da ASCOM/PMBC

Nas conferências macrorregionais participam delegados escolhidos em reuniões ampliadas dos Conselhos Municipais de Saúde com representações sociais e de trabalhadores de cada município, distribuídos pelos segmentos de representação do SUS: usuários, trabalhadores de saúde e gestores/prestadores, além de convidados.

Os participantes (delegados e convidados) distribuídos em grupos de trabalho discutirão e apresentarão propostas para os quatro subeixos da conferência: O Desenvolvimento socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora nas regiões de saúde; Fortalecimento da participação dos trabalhadores e das trabalhadoras, da comunidade e do controle social nas ações de saúde; Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo; Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nos municípios, Estados e União.

A 1ª Conferência Macrorregional , realizada na semana passada, contou com representações dos 72 municípios que fazem parte da macrorregião em saúde de Vitória da Conquista. Durante o evento, foram escolhidos delegados e diretrizes para as etapas estadual e nacional.

As propostas aprovadas na plenária final das macrorregionais serão encaminhadas, em forma de relatório, para a coordenação da conferência, e subsidiarão a Etapa Estadual da 4ª CEST. A etapa nacional está marcada para Brasília, de 10 a 13 de novembro.


Curta e Compartilhe.


Leia Também