Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Município receberá moderna estação agrometeorológica

ESTAÇÃO AGROMETEOROLÓGICA

A secretaria municipal de agricultura e meio ambiente divulgou na última quarta feira (14), a boa notícia que contempla o município com a instalação de uma estação agrometeorológica, que será instalada próxima à unidade experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola- EBDA, na região do rio Choça.

ERICA parceria da administração municipal com o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), órgão vinculado ao governo federal, tem como objetivo contribuir com a implementação de políticas públicas, capazes de minimizar os efeitos do colapso de safras, bem como reduzir o número de vítimas de desastres naturais, como já acompanhamos em outros estados do país.

Karine Carvalho ASCOM/PMBC

FAZENDA

A nova tecnologia irá beneficiar também, os produtores rurais, pois, os mesmos terão como acompanhar as informações coletadas e realizar um planejamento agrícola da lavoura, evitando riscos ou prejuízos com a safra.

Segundo o CEMADEN, em todo o semiárido brasileiro serão implantadas 650 estações, que serão capazes de coletar informações referentes à previsão de chuva, radiação solar, direção e velocidade do vento, temperatura e umidade relativa do ar e, até captar dados relacionados à umidade do solo em quatro profundidades, além de prevê períodos de seca ou com excesso de chuva.

Segundo o secretário de agricultura Eric Fabiano, a nova tecnologia irá beneficiar também, os produtores rurais, pois, os mesmos terão como acompanhar as informações coletadas e realizar um planejamento agrícola da lavoura, evitando riscos ou prejuízos com a safra. “ Com a ferramenta será possível ter uma previsão exata do que vai poder ser feito nas lavouras e, assim ter uma maior objetividade no desenvolvimento das atividades”, afirmou Eric.
Eric Fabiano: “ Com a ferramenta será possível ter uma previsão exata do que vai poder ser feito nas lavouras e, assim ter uma maior objetividade no desenvolvimento das atividades”

A estação agrometeorológica, possui sensores de medição automática e os dados serão transmitidos via sinal de telefonia móvel, para uma central localizada em São Bernardo do Campo- SP, onde as informações serão tabuladas e sistematizadas. A secretaria de Agricultura do município, se encarregará de repassar essas informações aos produtores, que poderão avaliar índices pluviométricos e condições de chuva entre um período de 6 a 8 meses.

A instalação do equipamento está prevista para o segundo semestre deste ano, entre os meses de julho a setembro. O CEMADEN, órgão que faz parte do Ministério da Ciência/ Tecnologia e Inovação, pretende beneficiar 22 milhões de pessoas em toda região do semiárido.

Texto: Karine Carvalho ASCOM/PMBC – Fotos: (01) Divulgação / (02) Rosenilton Soares / (03) Karine Carvalho


Curta e Compartilhe.


Leia Também