Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Via Sacra, uma caminhada em memória ao sofrimento de Jesus

208-DSCN1618_postA Via Sacra é uma tradição Católica que tem suas origens marcadas a longínquos momentos da história do cristianismo quando os fiéis de uma época, não determinada especificamente, começaram a refazer o caminho de Jesus deste o episodio da condenação por Pilatos, até a crucificação no Calvário. De forma direta, a Via Sacra, consiste em uma rememoração dos sofrimentos de Jesus no caminho para a crucificação.

13935910625_ee97c88119Os Católicos refazem esse caminho com finalidade de manterem vivas as lembranças do que Jesus passou em nome do amor a humanidade, mesmo que essa mesma humanidade tenha sido a causa de sua dor. Lembrar os caminhos de Jesus é reconhecer o sacrifício de amor que Ele fez para conosco e reconhecermos que apesar de pecadores, somos alvos do amor de Deus.

A via Sacra é sim uma oportunidade de repensamos como estamos vivendo a vida que Deus nos deu, como estamos nos comportando, se somos dignos de tamanho sacrifício. É a chance de reconhecermos os nossos erros e lutarmos para sermos mais dignos, mais leais e mais fiéis ao amor do Pai.

30-DSCN1743_postA comunidade católica de Barra do Choça, como tradição, relembra a Via Sacra em um percurso que parte da Igreja Matriz até um cruzeiro localizado há alguns poucos quilômetros fora do perímetro urbano. A via Sacra começa normalmente às 05h00min e conta com grande participação dos membros da dita comunidade. É um percurso feito em oração profunda, em que os paroquianos refletem acerca da enormidade do sacrifico de Jesus, que foi capaz de se entregar a morte  e morte de cruz, tudo em nome do amor a humanidade.

PASCOM/ Paróquia Senhor do Bonfim

Empresas Parceiras:

1 PUBLICAÇÃO I

Esse ano, durante o percurso, os jovens da paroquia encenaram a Paixão de Cristo, assim como foi feito na Via sacra nos Bairros durante a quaresma. Para eles é a oportunidade de mostra o amor e gratidão ao Senhor, e para os demais membros da comunidade é também uma oportunidade de compreensão um pouco mais profunda do que Jesus suportou para salvar a todos nós da escravidão do pecado e da morte. Lembrar-se do sacrifício de Jesus é reconhecer-nos falhos e pecadores, é uma oportunidade de refletirmos e melhorarmos nossa relação com nosso corpo, com o sagrado, nossa relação com o Altíssimo.

Veja mais fotos em nossa galeria.


Curta e Compartilhe.


Leia Também