Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Produtores de Barra do Choça participam do 15º Agrocafé em Salvador

Quarenta e cinco produtores rurais de Barra do Choça participaram do 15º Agrocafé em Salvador, entre os dias 24 e 26 de abril. Durante o evento, foi feita uma homenagem ao produtor rural Eufrázio Lima, que recebeu o título de melhor produtor de café do país em 2013. Os produtores foram acompanhados pelo prefeito Oberdan Rocha e pelo secretário de Agricultura Eric Fabiano. Foram três dias de discursões voltadas ao agronegócio, que abordaram desde cursos sobre a qualidade do café, envolvendo bebidas derivadas do produto, técnicas inovadoras de manejo, cenário atual de mercado e a importância do crescimento do pequeno produtor.

 “Um evento deste porte é importante porque os produtores tem um análise de uma conjuntura não só do município, mas do estado, do Brasil e do mundo. Tivemos muitas palestras voltadas para a mecanização e implementação de técnicas indicadas para as pequenas propriedades. Isso é um grande avanço para nós”, disse o secretário de agricultura, Eric Fabiano.

Durante o evento um representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), deixou claro que para a safra 2013/2014 o órgão disponibilizará, via Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF) a ordem de 21 bilhões de reais em linhas de crédito, por meio de programas sociais para a região do semiárido.

O secretário de agricultura Éric Fabiano, destacou uma importante novidade para o município que é a chegada de um convênio que será firmado entre o município de Barra do Choça com a secretaria de agricultura do estado de São Paulo, através do ICAFÉ - Instituto do café.  O objetivo do convênio é fazer com que todos os produtores rurais tenham um registro em um banco de dados, via um programa informatizado, que automaticamente cria um perfil de cada produtor e consequentemente gera informações e conhecimentos necessários para a potencialização de resultados.

“É uma parceria voltada para o empreendedorismo do pequeno produtor, onde ele terá todo o controle sobre a cadeia produtiva, desde o manejo do solo até a comercialização do produto. Sabendo quanto ele investe e quanto retorna para o seu bolso”, destacou o secretário. Karine Carvalho – ASCOM/PMBC

Apoio:

1g

Na oportunidade ficou agendada uma visita dos produtores de Barra do Choça até a chapada diamantina, onde existe um polo agrícola de hortifrúti, com ênfase para o plantio de morangos. Já que o município apresenta condições climáticas semelhantes aos da região da chapada. A intenção da administração municipal é contribuir com a diversificação agrícola, mas para isso, é necessário analisar tecnicamente projetos que estão tendo resultados satisfatórios.

É importante ressaltar que só no ano passado, o município conseguiu, por meio de linhas de crédito, viabilizar projetos técnicos que atingiram 6 milhões de reais beneficiando trezentos pequenos produtores, um valor recorde para a cidade. Segundo o secretário de agricultura, a projeção para este ano é ultrapassar 15% deste valor, contribuindo com a agricultura sustentável e consequentemente com o desenvolvimento da cidade.

Texto: Karine Carvalho – ASCOM/PMBC


Curta e Compartilhe.


Leia Também