Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Município terá Unidade de Moagem e Torrefação de Café

Foto: Rosenilton Barbosa
A Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), firmaram convênio no valor de 770 mil reais para a construção da unidade de torrefação e compra de um caminhão baú, que fará o transporte da produção cafeeira.
O convênio permitirá a construção de uma indústria de moagem e torrefação do café, que além de agregar valor e melhorar a qualidade final do produto, vai contribuir com a redução dos gastos dos pequenos produtores. Desse modo o trabalho que antes era feito via atravessadores de outras cidades da região, agora será realizado em Barra do Choça, diminuindo em média 20% do custo para os cafeicultores.
A iniciativa da Cooperbac em parceria com o Governo do Estado visa beneficiar pequenos cafeicultores; foto: Joahra Silva e Gedeon Pires O convênio permitirá a construção de uma indústria de moagem e torrefação do café que irá agregar valor e melhorar a qualidade final do produto. Com seis anos de existência, a Cooperbac conta hoje com 149 produtores cooperados, que produzem em média oito mil sacas de café anualmente.
Eric Fabiano: “A gestão do Prefeito Oberdam, tem como princípio apoiar o associativismo e cooperativismo e graças a Deus, a Cooperbac tem feito ao longo dos anos um ótimo trabalho, que tem dados resultados positivos”.
Eric Fabiano: “A gestão do Prefeito Oberdam, tem como princípio apoiar o associativismo e cooperativismo e graças a Deus, a Cooperbac tem feito ao longo dos anos um ótimo trabalho, que tem dados resultados positivos”.
A Administração Municipal ajudou na articulação e viabilidade do projeto, via governo do estado. Além disso, a prefeitura de Barra do Choça, fez a doação do terreno no Centro Industrial, onde será construída a indústria. “A gestão do Prefeito Oberdam, tem como princípio apoiar o associativismo e cooperativismo e graças à Deus, a Cooperbac tem feito ao longo dos anos um ótimo trabalho, que tem dados resultados positivos”, afirmou o secretário municipal de agricultura Eric Fabiano.
Para o diretor-presidente da Cooperbac, Gedeon Pires, essa agroindústria será modelo em toda a Bahia e além de facilitar a vida dos produtores, a qualidade do café produzido nas mais de sete mil fazendas do município, terá ainda mais qualidade “Através dessa agroindústria, vamos está ampliando negócios, gerando empregos e também conquistando novos mercados”, afirmou Gedeon.
ASCOM/PMBC – Texto: Karine Carvalho  
Oferecimento:1J

Curta e Compartilhe.


Leia Também