Blog do Jorge Amorim

BAHIA: Lei prevê meia-entrada para doadores de sangue

340x650_doacao-de-sangue_1404195Doadores de sangue podem ter direito à meia-entrada em eventos culturais e de entretenimento. O projeto de lei, já aprovado na Assembleia Legislativa, aguarda a sanção do governador Jaques Wagner. A matéria, entretanto, ainda não chegou formalmente à Casa Civil estadual.

Na proposta inicial, os doadores de sangue seriam beneficiários da meia-entrada durante três meses após a doação, no caso de homens, e quatro meses para mulheres. Os prazos coincidem com o espaço mínimo para doação, de acordo com critérios internacionais de saúde. O texto aprovado pelo Legislativo estadual na noite de segunda-feira, todavia, deixa a cargo do Executivo a regulamentação do benefício.

De acordo com o autor do projeto 20.734/2014, deputado Adolfo Viana (PSDB), a iniciativa visa incentivar a doação voluntária. “O estado faz um esforço enorme com campanhas para incentivar a doação de sangue e a ideia é contribuir para solucionar esse problema que envolve e preocupa centenas de baianos”, defende.

A Tarde

Apoio:

1f
A lei aprovada – mas ainda não sancionada – estabelece regras para classificação de eventos culturais: “Todo e qualquer evento que proporcione ao cidadão lazer, cultura e entretenimento”. Ainda que não inclua esporte, como na proposição original de Viana, o deputado frisa que as praças esportivas também devem dar acesso ao benefício. “Esporte entra como lazer”, argumenta.

O prazo para sanção do governador é de 15 dias a partir da recepção do projeto de lei. Caberá ao Executivo deliberar como funcionará o acesso ao benefício, bem como a fiscalização dele.

Apesar de aparecer como novidade no cenário baiano, leis similares vigoram em estados como Mato Grosso, Paraná e Espírito Santo, além de ações no âmbito municipal em Natal (RN) e Campo Grande (MS). “Um dos meus assessores é doador regular de sangue e sugeriu o projeto. A inspiração veio daí, porém sei que existem outros projetos similares”, revela Viana.

Congresso Nacional

A iniciativa de estender o benefício da meia-entrada em eventos culturais e artísticos para doadores de sangue é objeto também de um projeto de lei no Congresso Nacional, de autoria do deputado Sandes Júnior (PP-GO).

Segundo a deputada baiana Alice Portugal (PCdoB), que relatou o projeto na Comissão de Educação e de Cultura, em 2012, as representações da área de hemoderivados se posicionaram contrariamente à extensão do benefício.

“Na época fiz um parecer legalista e me posicionei contrariamente à extensão, por entender que há a proibição de qualquer tipo de remuneração para o doador”, afirma a comunista. “A proposta vai de encontro à ‘Lei Betinho’ (10.205/2011), que regulamenta a coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados”, explica.

De acordo com a deputada, o entendimento de setores da área de saúde consultados por ela era que a meia-entrada para doadores serviria como uma “barganha”. “A doação de sangue deve ser voluntária e não condicionada a qualquer benefício, regalia ou privilégio”, reforça Alice.

O projeto continua em tramitação na Câmara Federal, porém ainda no âmbito das comissões. A última movimentação aponta que o projeto está na Comissão de Seguridade Social e Família.

 

Produtoras reagem à extensão do benefício

Informadas pela reportagem de A TARDE sobre a aprovação do projeto de lei que estende o benefício da meia-entrada para doadores de sangue, as produtoras culturais Selma Santos e Virgínia Da Rin criticaram a ausência de discussão com a classe artística.

“Ninguém consulta a gente. Tiram os impostos para a produção cultural? Não. Quem é que paga essa conta? No hora de cortar os custos, a cultura é a primeira a ser cortada”, reclama Selma.

Para a também produtora Virgínia Da Rin, a ampliação do benefício da meia-entrada pode comprometer a sustentabilidade dos espetáculos culturais. “Eu participo há algum tempo da discussão sobre a extensão da meia-entrada e, para mim, isso é uma surpresa. Na minha opinião, qualquer tipo de solidariedade humana é válida, mas isso se somará a um déficit que nós temos com a utilização da meia-entrada”, afirma.

Respeito à legislação

A Itaipava Arena Fonte Nova preferiu não se manifestar sobre a expansão da meia-entrada. Por meio de nota, a concessionária que administra a praça informou que “manterá a sua política empresarial de respeitar e  atender à legislação vigente”.

| O que precisa para doar?

1
Sentir-se bem, com saúde

2
Apresentar documento com foto

3
Pesar acima de 50 kg

4
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas)

5
Estar alimentado (evitar comidas gordurosas 4 horas antes da doação)

6
Possuir mais de 16 anos (com autorização dos pais) e menos de 69 anos


Curta e Compartilhe.


Leia Também