Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Produtor rural de Barra do Choça é homenageado na Assocafé em Salvador

Seu Eufrásio ao lado do prefeito Oberdan e do Governador Wagner
Seu Eufrásio recebe do Governador Wagner e do prefeito Oberdan homenagem pelo Melhor Café do Brasil em 2013

“Produto tipicamente brasileiro, o País detém a maior produção mundial de café, contando com a participação expressiva da agricultura familiar, juntamente com o agronegócio, a grande empresa do setor”. Essa foi a afirmação do secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, na abertura da 15ª edição do Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé), realizada nesta segunda-feira, 24 de março, em Salvador.

13381585135_42f570271d_zDe acordo com o presidente da Assocafé, João Lopes, após três anos de declínio, os preços começaram a subir e devem continuar nesta tendência por algum tempo. Ele destaca que, para a safra 2013/2014 está sendo esperada uma produção próxima de 2 milhões de sacas de café. “Essa é uma produção um pouco abaixo do normal, já que há dois anos a safra atingiu 2,5 milhões de sacas, mas diante da seca e do preço baixo grão, os números são animadores”, afirmou Lopes.

15º Agrocafé. Por Daniela Silva (145)Para o governador do Estado, Jacques Wagner, organizar os pequenos produtores é o mais importante. “É imprescindível cuidarmos tanto do agronegócio como do pequeno produtor, porque o pequeno pode ser o grande empresário de amanhã, organizando-se em cooperativa. Um exemplo muito bem sucedido é o caso da cooperativa de café de Guaxupé, Minas Gerais, que possui 12 milhões de cooperados e acabou se transformando numa grande empresa”, ressaltou o governador. Ele também chamou a atenção para a importância do investimento em armazenagem, para que os produtores fiquem menos vulneráveis às oscilações dos preços.

15º Agrocafé. Por Daniela Silva (147)Além das grandes empresas do agronegócio do café premiadas como destaque em 2013, o pequeno produtor, Eufrázio Lima, 55 anos,  da região de Barra do Choça, foi homenageado durante o evento. Produtor de café há 18 anos, proprietário da Fazenda Sítio Boa Vista, com área produtiva atual de 4,5 hectares, Eufrásio ganhou o primeiro lugar em qualidade de café. “Por conta destas últimas chuvas, mais intensas e bem distribuídas, a expectativa para a safra 2014/2015 é de crescimento. Este prêmio é demonstração que o amor do pequeno cafeicultor pela produção de café não é em vão”, comemorou o pequeno produtor. Cerca de cinquenta membros entre produtores, técnicos e lideranças de Barra do Choça participam do evento. . 

Com o tema “A força de uma nação”, que resgata a importância histórica e econômica do café na Bahia e no Brasil, o Agrocafé segue até o dia 26 de março, no Bahia Othon Palace Hotel, trazendo discussões sobre produção e o consumo do café na Bahia e no Brasil.

Com informações da ASCOM/Seagri

Apoio:

1a

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também