Blog do Jorge Amorim

BAHIA: PT baiano empossa seu novo comando partidário

dc45d75a725d95012d163ad4aae9c1e4_MO PT baiano tem oficialmente um novo presidente. A cerimônia de posse do presidente eleito Everaldo Anunciação foi realizada neste sábado (30), durante um evento que reuniu cerca de 1800 pessoas no Hotel Fiesta, em Salvador, para dar boas vindas ao novo quadro partidário do Partido dos Trabalhadores da Bahia.

Além da posse do presidente eleito com 74,45% dos votos no Processo de Eleição Direta (PED 2013), também foram diplomados os presidentes e presidentas dos diretórios municipais do interior do estado.

O evento contou com a presença do governador Jaques Wagner, secretários de governo, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas da capital e interior, além de boa parte da militância petista dos quatro cantos do estado que compareceram para recepcionar a nova direção.

O presidente Jonas Paulo passou o bastão ao seu sucessor, que assumiu diante do público o compromisso de dar continuidade ao projeto de mudanças liderado por Dilma, Lula e Wagner na Bahia e no Brasil.

Fonte: ASCOM PT BAHIA

O secretario da Casa Civil, Rui Costa, que foi escolhido ontem (29),clique aqui para ver a matéria, consensualmente, como pré-candidato ao Governo do Estado, durante a reunião do Diretório do Partido, fez um discurso emocionado em que agradeceu a confiança do Diretório e dos militantes e ressaltou que o trabalho realizado pelo governo Wagner, lhe dá a segurança necessária para continuar trabalhando e acreditando na vitória.

Rui Costa fez um breve relato sobre sua trajetória política, sobre a importância da base familiar e um retrospecto dos governos anteriores, destacando os principais avanços do governo petista. “Tínhamos apenas uma Universidade Federal e, hoje, temos cinco universidades; entregamos 124 mil casas populares; já são 7.500 quilômetros de estradas; e o maior investimento da história do abastecimento com o Projeto Água para Todos, um investimento de quatro bilhões de reais. Sem falar nos professores estaduais, em oito anos a categoria teve apenas 6% de aumento, no governo Jaques Wagner esse percentual pulou para 56%”, comemorou.

O presidente empossado falou da responsabilidade e tarefa de presidir um partido que é o maior estado governado pelo Partido dos Trabalhadores e fez questão de destacar que o PT é o único partido que elege seus dirigentes através do voto dos filiados, independente do seu grau hierárquico na instituição.

Citou também que a paridade de gênero, 50% de mulheres em todas as instâncias partidárias e as cotas raciais (20% da juventude, são conquistas . “Nós ousamos em eleger um operário para Presidência da República, nos orgulhamos por elegermos uma mulher presidenta e, agora, assumimos o compromisso de sermos o primeiro partido a trazer a paridade de gênero em cargos de direção. E essa decisão será a rotina do PT em cada instância do partido, e é o meu compromisso. Além de trazer a rebeldia e inquietude da juventude para sacudir e oxigenar a militância e mostrar a nossa força, a nossa garra”.

Everaldo citou pesquisas recentes realizadas na Bahia que apontaram o PT com 33% da preferência da população. “O segundo lugar tem apenas 7%”, destacou.

Ele defendeu o diálogo com outros setores da sociedade e reafirmou o compromisso de intensificar a relação do Diretório Estadual com os municipais e adiantou que o partido vai atuar em territórios, a exemplo do que já acontece com o governo e concluiu convocando a militância para a campanha do sucessor de Wagner.

O presidente Jonas Paulo reconheceu a força da militância, a liderança do governador Jaques Wagner e fez um balanço do Partido dos Trabalhadores da Bahia nos últimos anos.“Todos os avanços foram construídos por muitas mãos, muitas mentes e muitos corações. Ao longo destes anos, aumentamos o número de prefeitos, vereadores e a nossa bancada estadual e federal, avançamos em muitas lutas, avançamos no movimento sindical, consolidamos a CUT, agricultura familiar, elegemos e reelegemos o governador Jaques Wagner e demos a maior vitória da presidente Dilma em todo o país. Ou seja, ampliamos o PT nos 417 municípios e, hoje, nos orgulhamos em dizer que é o PT que hoje lidera as mudanças e avanços na Bahia”.

A fala do governador encerrou o protocolo de discursos programados para a cerimônia. Ao iniciar, Jaques Wagner reconheceu o trabalho desenvolvido pelo presidente Jonas Paulo , – que está à frente da legenda por 6 anos-, principalmente no que diz respeito ao crescimento do partido; tanto em maturidade política como no aumento do número de prefeituras,vereadores e parlamentares, além da capacidade de dialogar dentro e fora do PT e com os partidos aliados. “Quero parabenizar o presidente Jonas, pois acho que ele deixa o Partido com a sensação de dever cumprido. E cumpriu até o último segundo, do último dia!”, parabenizou.

Wagner falou sobre a capacidade técnica do candidato Rui Costa, sobre a democracia petista, considerada por ele como “rica”, e pediu muita humildade e desempenho para fazer a defesa da candidatura e do projeto petista para as Eleições de 2014, de acordo com o governador a humildade é o principal elemento para a vitória política: “A nossa diversidade é a nossa principal riqueza, a nossa unidade é o nosso diferencial, mas iremos trilhar os caminhos a partir de hoje, com mais humildade do que já temos” , finalizou.

 

ASCOM PT BAHIA


Curta e Compartilhe.


Leia Também