Blog do Jorge Amorim

BARRA DO CHOÇA: Assembléia define nova diretoria da Pastoral da Saúde

7-IMG-20131020-WA0006

A assembléia para mudança da diretoria da Pastoral da Saúde foi realizada no dia 14 de outubro e contou com a presença do Pe. Alexandre e do Sr. Vavá. Nessa ocasião foi escolhida a nova diretoria do grupo.

O trabalho desenvolvido pela Pastoral representa a continuação do trabalho de Jesus Cristo, de sua ação libertadora, aqui e agora, no mundo da saúde.  “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”(Jo,10-10).

Para a Pastoral da Saúde, ter saúde não é só estar bem com o próprio corpo, mas também com os pensamentos e emoções. É o bem-estar espiritual. A Pastoral da Saúde acontece na comunidade domiciliar, hospitalar, em asilos, creches, conselhos de saúde, comunidades, escolas, associações de bairros, sindicatos, etc.

A Pastoral da saúde  tem , como objetivo geral, evangelizar, com renovado ardor missionário, o mundo da saúde, á luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidaria a serviço da vida.

O Agente da Pastoral da Saúde desenvolve um trabalho de anúncio do Evangelho, humanização, prevenção e promoção da saúde, nas três dimensões:

Dimensão Solidária – vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores

Dimensão Comunitária – visa à promoção e educação para a Saúde.

Dimensão Político-Institucional – atua junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviço à saúde. Busca uma política de saúde sadia, justa é ética. Nessa dimensão, a Pastoral da Saúde participa na gestão e controle das ações e serviços prestados pelas Unidades de Saúde do Município. Fiscaliza e reivindica os direitos dos cidadãos(ãs) usuários(as) do SUS  – Sistema Único de Saúde. Atua nos Conselhos de Saúde.

 


Curta e Compartilhe.


Leia Também