Blog do Jorge Amorim

VITÓRIA DA CONQUISTA: Câmara celebra doze anos de municipalização do Esaú MatoS

Na noite desta quarta-feira (25), a Câmara de Vereadores realizou audiência pública para comemorar os doze anos de qualidade dos serviços prestados pelo Esaú Matos, que desde 2001 é referência em todo o estado da Bahia em saúde pública e gratuita. Entre suas principais especialidades estão pediatria, ginecologia, obstetrícia e saúde da família. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Ricardo Babão (PSL).

20130925_215741

Segundo o diretor do Esaú Matos, Pe. Edilberto Amorim, a audiência pública marca um dia que é de festa, pois neste dia, o Esaú comemora 12 anos de municipalização. “O Esaú foi uma vitória, uma luta do prefeito Guilherme Menezes”.  Para ele, a municipalização foi um marco para Vitória da Conquista, que, segundo ele, ganhou muito com a iniciativa. Ainda em sua fala o diretor do Esaú Matos apresentou os dados que mostraram o desenvolvimento do hospital desde o seu surgimento e destacou que os desafios existem, mas o trabalho vai continuar sendo feito com muita dedicação, a fim de atender toda a população que procura pelos serviços do hospital.

O chefe de Gabinete Civil, Márcio Higino, disse que a audiência não homenageou apenas o Hospital Esaú Matos, mas que se trata também do reconhecimento do Legislativo, e das famílias que por lá passaram e hoje já veem as suas crianças alegres e saudáveis. “Um hospital com quase 5 residências médicas não é à toa, e é porque tem médicos ensinando médicos”, disse, elogiando ainda os vereadores da Casa, que, segundo ele, independente das questões partidárias trabalham em prol da população de Vitória da Conquista. FONTE: ASCOM/ Câmara Municipal

O vice-prefeito de Vitória da Conquista, Joás Meira, parabenizou a iniciativa da audiência e falou que o hospital é uma referência no atendimento a gestantes e recém-nascidos. O vice-prefeito destacou a qualidade dos serviços do hospital e ressaltou a importância da UTI neonatal, que é a única do interior da Bahia, e é referência em todo o país. “Um momento ímpar, de reconhecimento, porque é muito difícil a Câmara convocar uma entidade de saúde para elogiar, pois geralmente elas são chamadas para serem cobradas, ou para que sejam debatidas melhorias”, finalizou, lembrando que é muito fácil criticar, mas que algumas pessoas devem aprender a reconhecer quando o trabalho é bem feito.

A diretora do Banco de Leite, Adriana Vasconcelos resumiu a história do Banco de Leite, que foi implementado em 2004, e informou que o Banco de Leite do Esaú é o que mais colhe e distribui leite na Bahia, o que reforça o empenho e a qualidade dos serviços prestados pelo hospital.  

O coordenador do Laboratório Central, Márcio Vasconcelos, falou sobre os serviços oferecidos no Esaú Matos, lembrando que o maior laboratório de saúde pública da Bahia, o mais eficiente, e o que mais produz é o do Esaú Matos. “Não somos o maior, mas somos o maior em eficiência”, disse, reforçando a qualidade e preocupação que o laboratório tem tido com a população de Vitória da Conquista, e o empenho em ampliar e oferecer exames ainda mais diversificados.

A secretária Municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, parabenizou a iniciativa da homenagem ao Esaú Matos e comentou que é importante que o trabalho do Esaú Matos esteja sendo reconhecido, principalmente no dia em que está completando 12 anos de municipalização. A secretária ainda destacou que a decisão de municipalizar o hospital foi política, e tem dado certo porque a equipe foi escolhida a dedo, e por isso é uma referência para o município e para diversas outras cidades. “O hospital tem o lema de acolher a todos que chegam à sua porta buscando atendimento, e principalmente atender a classe trabalhadora”.

O coordenador de Enfermagem, José Gustavo Cabral, destacou a importância do Legislativo para o trabalho do Esaú Matos, e falou que a contribuição da Câmara de Vereadores é de extrema relevância para o hospital, ressaltando que o apoio só tem somado no que diz respeito ao seu desenvolvimento. “Que essa Casa permaneça com essa conduta, porque o hospital exerce uma função muito importante para a população de Vitória da Conquista”, disse, lembrando que o Esaú Matos trabalha com planejamento e realiza um trabalho que às vezes é alvo de críticas, mas que é realizado com dedicação de todos os servidores.

O representante do mandato dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira, Hélio Ribeiro, mostrou-se honrado em participar da audiência sobre o Esaú Matos, que segundo ele, foi uma obra do seu governo, e que em 2001 a partir de um acordo amigável iniciou uma nova trajetória. “Vitória da Conquista hoje é conhecida pelo setor dos serviços, que é o setor que mais de desenvolve. A gente vê um hospital público ser o único da região a ter uma UTI neonatal e oferecer serviços de excelência à população”.


Curta e Compartilhe.


Leia Também