Blog do Jorge Amorim

VITÓRIA DA CONQUISTA: Audiência pública destaca luta dos surdos no Brasil

Na manhã desta quinta-feira, 26 de setembro, a Câmara de Vitória da Conquista realizou uma audiência pública para comemorar o Dia Nacional do Surdo e debater alternativas para a criação de políticas públicas de inclusão dos deficientes auditivos.O vereador Arlindo Rebouças (PMN), autor do requerimento que originou a audiência, destacou a importância de destacar as lutas e conquistas da categoria no Brasil, salientando que o dia 26 de setembro é uma data que marca os avanços obtidos pelos deficientes auditivos.

Comunicando-se por meio da intérprete Danielle Matos, o professor Magno Prates, líder da defesa Política e Cidadania dos Surdos de Vitória da Conquista e da Bahia, falou sobre o tema apresentando propostas inclusivas na educação para os surdos. A história de educação dos surdos é marcada por sofrimento, é preciso apoiar e aceitar estas propostas para mudar a realidade dos surdos”. FONTE: ASCOM/Câmara Municipal de Vitória da Conquista

Para o coordenador do Projeto Centro de Aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais/Calibras, Wermerson Silva, a audiência é um exemplo que deve ser seguido e copiado pelo Poder Público de forma geral, pois, segundo ele é fundamental conversar sobre políticas públicas para surdos. “Essa iniciativa é de suma importância para essa população que é minoritária, tanto para que se sintam valorizados, quanto para que as leis relacionadas aos surdos sejam colocadas em prática”. O coordenador acredita que o dia 26 de setembro é um passo importante no que diz respeito às conquistas dos surdos, e se mostrou feliz por representar a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, que tem abraçado a causa, e já conta com dois alunos surdos em dois importantes cursos da universidade. “Povo surdo, mostre a sua língua para a sociedade, sem se intimidar”.

A supervisora Pedagógica do Senac, Graziela Oliveira Freitas, falou sobre o crescimento do órgão após a implementação do curso de Libras na unidade. Salientou ainda que o Senac tem a política de promover a inclusão através dos cursos oferecidos à comunidade. Destacou também o que considera um grande avanço: a contratação de instrutores surdos para ministrar os cursos da instituição.

A professora e autora do Livro Escrita de Sinais sem Mistérios, Raquel Barreto, ressaltou que a homenagem ao Dia Nacional do Surdo é muito importante para a comunidade surda, e destacou a importância da língua de sinais.  “Isso permite que os surdos se comuniquem e que tenham autonomia na sua própria língua. O surdo durante muito tempo ficou defasado na aprendizagem e na educação, mas agora é o momento de mudarmos isso, principalmente com o apoio desta Casa”, disse, destacando que os surdos são iguais a todas as pessoas.

Para encerrar a audiência, o líder da Defesa Política e Cidadania dos Surdos de Vitória da Conquista e da Bahia, Magno Prates, entregou à Câmara um documento com doze propostas elaboradas pela comunidade surda para tornar a acessibilidade parte do cotidiano das pessoas que enfrentam dificuldades no dia-a-dia.


Curta e Compartilhe.


Leia Também