Blog do Jorge Amorim

BRASIL: Dilma abre 22 pontos sobre Marina

f_203507Se eleições fossem hoje, presidente teria chance de ganhar no primeiro turno, já que um terço dos eleitores estão indecisos. Uma nova pesquisa realizada pelo Ibope aponta que Dilma Rousseff (PT) continuaria, com uma vantagem ainda maior, em primeiro lugar nas intenções de voto se as eleições fossem hoje. Segundo a sondagem, a presidente teria 22 pontos a mais que a segunda colocada, Marina Silva (sem partido).

Em julho, a diferença entre as duas era de apenas oito pontos, mas Dilma cresceu nos dois cenários diferentes simulados pelo Ibope, enquanto Marina perdeu seus pontos. Na primeira situação, que mostra Aécio Neves como o candidato de PSDB, Dilma pulou de 30% para 38%, enquanto Marina foi de 22% a 16%. Já Aécio saiu de 13% para 11% e Eduardo Campos perdeu um ponto, ficando com 4%.Os indecisos formam 31%, sendo que 15% pretendem votar em branco e 16% não souberam responder. Se José Serra fosse o candidato do PSDB, pouca coisa mudaria. Dilma ficaria com 37%, Marina com 16%, Serra com 12% e Campos com 4%.

FONTE: Band.com.br

Segundo turno

Em um possível segundo turno, Dilma também bateria Marina, por 43% a 26% dos votos. A situação é bem diferente de julho, quando a primeira tinha 35% das intenções e a segunda, 34%.

No caso do PSBD, a vitória também pertenceria a Dilma, independentemente se o candidato fosse Serra ou Aécio. Contra ambos, a presidente obteria uma pontuação de 45% a 21%. Já em uma disputa com Eduardo Campos, ela o derrotaria por 46% a 14%.

A pesquisa, divulgada pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, foi realizada com 2.002 eleitores entre os dias 12 e 16 de setembro, em todas as regiões o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, tanto para mais quanto para menos.


Curta e Compartilhe.


Leia Também